Enquanto muitos vão curtir as festividades do Carnaval, o banco de leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa fica em alerta com a queda do número de doadoras. A preocupação é decorrente das viagens prolongadas que as mães fazem durante o Carnaval, e deixam o banco de leite em baixa.
De acordo com Marlívia Vitória Pereira, nutricionista do banco de leite da Maternidade Evangelina Rosa, o banco atende em média de 50 a 70 bebês prematuros, que precisam do leite para sobreviver. “Conseguimos manter o leite dos bebês, porém não com um estoque seguro. Algumas mães viajam antes do feriado, e retornam após o período, o problema é que o leite que coletamos, constará no nosso estoque na semana seguinte, quer dizer, ficamos 8 dias sem ter uma coleta regular”, afirma.
E para a mãe doar é muito fácil e seguro, pois a equipe do banco de leite vai até a casa da mãe oferecer as devidas orientações. “Primeiro a mãe deve entrar em contato com o banco de leite. Após o contato, agendamos uma visita na casa dela onde levamos kits que contém o frasco esterilizado, máscara e touca. Depois que a mãe fez todo o procedimento, coletamos o leite”, explica Marlívia.
A nutricionista ainda explica, que o leite passa por um controle de qualidade para que os bebês possam se alimentar. “O leite entra no processo de pasteurização, e coletamos uma amostra que fica sendo verificado por 48 horas. Se o tudo estiver certo, liberamos para os bebês”, relata.
Lembrando ainda que a doadora é cadastrada com o número de cartão da gestante. Por isso, é importante que as mães doem e a nutricionista faz um chamado. “Pedimos que as mulheres doem o leite em excesso para que seja alimento em outros bebês. Além disso, elas tenham a consciência de que quanto mais doam leite, produzem mais”, finaliza.
Para entrar em contato com o banco de leite, e agendar a visita, os telefones são: 0800 280 2522 ou 3228 2022. A maternidade Evangelina Rosa fica na Avenida Higino Cunha, 1552 – Ilhotas.