Mórmon, Gilberto tinha receio de revelar ser gay
Gilberto Nogueira —conhecido também como Giba ou Gildo, dependendo do núcleo de amigos—, 29 anos, participante do "BBB 21", tinha receio de o que as pessoas pensariam dele se ele se revelasse homossexual, diz a amiga Mayara Regina. Gilberto é mórmon e, segundo seu depoimento à TV Globo, se afastou da religião por causa da orientação sexual. Ele diz ter namorado apenas mulheres na vida.
Mayara, que foi colega de trabalho do brother em uma companhia de venda de seguros, em 2016, se tornou próxima a ele e manteve contato até seu confinamento. Ela afirma que, desde que o conheceu, desconfiava de que Giba era gay, mas o assunto nunca foi relevante. Segundo ela, eles conversavam sobre ex-namoradas do brother e sobre seu passado em missões mórmon, mas, a partir do momento em que ele começou a cursar a faculdade de Economia, "mudou o foco da vida para si mesmo":
Quando a gente se conheceu, foi um momento de ruptura, de libertação, para ele. Ele pôde entender melhor onde estava sua cabeça e seu foco. Foi um momento em que ele se desligou do que as pessoas pensavam para pensar nele mesmo. Ele sempre foi estudioso mas tinha muito medo do que a galera pensaria dele. Ele conseguiu, sozinho, parar, refletir e não ligar para rotulação. A amiga lembra que, quando trabalhavam juntos, Gilberto, o primeiro da família a fazer faculdade, aproveitava qualquer momento para estudar.
Giba foi missionário mórmon por dois anos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e é lembrado como um militante enérgico e extrovertido. "Ele animava a todos", relembra o modelo fotográfico Wagner Antonio Licinio Camargo, que foi missionário — pessoas que divulgam princípios e ideias da religião — com Giba e o conhece desde 2010: As pessoas na igreja continuam amigas dele, conhecem a condição dele e o respeitam muito como pessoa. Era o sonho dele ir para o 'BBB', e estamos apoiando. Ele é uma pessoa 100% do bem. Foi um dos melhores missionários e temos um carinho enorme por ele.