Hoje em dia, tão importante quanto conquistar a tão sonhada barriga negativa é diminuir o percentual de gordura. Tudo para ficar com o corpo sequinho e os músculos definidos aparentes. A modelo fitness Bella Falconi e a atriz Dani Vieira, por exemplo, mantêm entre 10% e 12% de gordura corporal. Enquanto Gracyanne Barbosa está com 8%.
- Como seis vezes por dia e minhas refeições são compostas por carboidratos complexos (geralmente quinoa, aveia ou batata doce), proteínas magras (peixe, frango, ou clara de ovo) e gorduras boas (azeite, abacate, ou castanhas) - explica Bella, que está pesando 55kg: - Procuro sempre manter um equilíbrio nas minhas refeições. Como muitos vegetais, inclusive o famoso suco verde. Não passo mais de duas horas sem comer, pois tento não combinar o carbo e a proteína na mesma refeição. Tenho duas refeições livres por semana, mas nunca como fritura, refrigerante, sucos artificiais e fast food. Isso nunca!
A questão é que a gordura é necessária para algumas funcionalidades do corpo. Abaixar demais esta taxa pode fazer mal à saúde. Bella Falconi, por exemplo, sentiu que o período menstrual diminuiu. Segundo a médica Andressa Heimbecher, não existe um número exato a ser alcançado, cada mulher terá que perceber a reação do próprio corpo.
- Se o organismo estiver em equilíbrio e os hormônios também, manter um percentual de gordura corporal baixo não faz mal. Mas é preciso monitorar nas mulheres, porque quase sempre um dado influencia no outro, já que elas precisam de gordura para regular o ciclo menstrual - explica a doutora.