Loiraças de cabelão amanteigado à Brigitte Bardot tomarão as praias em seus biquínis de oncinha e unhas pintadas de laranja-neon ou verde-pistache. Essas são algumas das apostas dos especialistas em moda e beleza para o verão 2011, que tem início nesta terça-feira (21).
Com os pés na areia ou na beira da piscina, a ordem é a busca pela sofisticação. Biquínis mais estruturados, tecidos drapeados e estampas chiques devem roubar o lugar do velho modelo cortininha de lycra.
?As mulheres parecem que se deram conta do quanto essa modelagem deforma o seio, não importa se é gordinha ou magérrima?, explica Paola Robba, estilista da grife de moda praia Poko Pano. ?Agora temos uma variedade de bojos que valorizam as curvas e materiais bem mais refinados?, completa.
Paola destaca a estampa animal e fluorescente como as mais quentes da temporada. Tecidos que imitam pele de onça, zebra e cobra, além de versões vivas de rosa, azul, amarelo e laranja estarão entre as principais opções nas araras das lojas. ?Aquele estigma de que estampa selvagem é coisa de perua acabou. Como o biquíni é uma peça pequena, o ?animal print? não fica excessivo?.
A tendência da ?praia luxo? também é aposta da estilista Adriana Degreas, a preferida de musas cosmopolitas que freqüentam piscinas de hotéis cinco estrelas, como Andrea Dellal e Carmen Mayrink Veiga.
Em sua nova coleção, Adriana buscou inspiração na lingerie retrô. ?Resgatei os jérseis, muito usados nos anos 70, além de corseletes, calcinhas de cintura alta e modelagem mais estruturada.?
A estilista reforça a tese da vontade feminina por biquínis mais refinados. ?A brasileira está se arrumando mais para ir à praia e à piscina. É sofisticação sem afetação.?
A vez da lady
Se na moda praia é o momento da sofisticação, nas ruas a tendência é o chamado ?ladylike?, com peças feitas sob medida para mocinhas românticas. A transparência de tecidos como o tule e a renda, lacinhos e florais nas estampas e a cintura bem marcada estarão em evidência.
?Os anos 80 pautaram a moda nas últimas temporadas de verão e inverno. Cansou um pouco essa coisa da inspiração roqueira, o estilo ?boyfriend? e os ombros bem marcados?, opina a estilista Helô Rocha, da grife Têca. ?A mulher forte e fashion desta estação é extremamente feminina. O caimento dos vestidos e saias seguem os padrões dos anos 50 e 60?, completa.
A maior ousadia fica por conta da alfaiataria, que aposta na volta da barriga de fora. Mas nem pense na imagem da funkeira com sua regata curta e jeans justíssimo. ?É proibido exibir o umbigo, fica muito vulgar?, decreta Erika Frade, estilista da grife Patachou. ?Nesse caso, a ideia é combinar a calça ou a saia de cintura alta com uma blusa ou top mais curto?.
A nova ?barriguinha de fora? foi iniciativa das grifes Chanel e Dior em suas coleções ?resort?. No Brasil, além da Patachou, marcas como Maria Bonita Extra, Andréa Marques e Espaço Fashion absorveram a tendência e exibiram suas versões nas semanas nacionais de moda.
?A proposta é exibir uma pequena parte da barriga, é uma sensualidade bem contida?, ensina a estilista. ?E mesmo assim, as menos ousadas podem jogar uma peça de tule transparente por cima, que fica lindo!?.
As ?summer boots? (botas de verão) ? modelos de sandálias mais fechados, de couro com recortes vazados ? devem ser o calçado eleito pelas ?ladies? modernas. Grifes como Animale, Iódice e Cori exibiram seus modelos na última edição da São Paulo Fashion Week.
Manteiga e café gelado
No último verão, a mecha californiana foi sucesso entre as moças de cabelos claros. Mas nesta estação, um velho conhecido das loiras está de volta: o tom amanteigado.
?É o loiro médio, que começa na raiz e se mantém uniforme?, destaca o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi. ?Essa coloração remete à Brigitte Bardot, mas estamos chamando de ?o loiro das tops?, em referência a Lara Stone e Georgia Jagger?, completa o especialista, citando a holandesa e a britânica que são as modelos mais badaladas da temporada.
Biaggi também cita como referência de técnica moderna o ?surfer chick?, que mistura três tons de loiro: o camomila, o dourado e o superqueimado. No Brasil, a atriz Luana Piovani e a apresentadora Adriane Galisteu já aderiram à moda. ?Esse cabelo exige cuidados especiais. Aconselho o uso de máscara hidratante de dois minutos depois do xampú e aplicação de protetor térmico a cada quatro horas de exposição ao sol.?
Entre as morenas, a cor da estação é o ?iced coffee?, um castanho levemente avermelhado adotado pelas atrizes Carolina Dieckmann e Fernanda Souza. ?Esse cabelo é um dos campeões de pedidos aqui no salão. Fica lindo para quem está com a pele bronzeada?.
Para quem não tem medo da tesoura, a moda é o corte ?pixie? (duende), que recebe este nome por deixar a ponta das orelhas à mostra. O ícone desse look radical é a atriz Emma Watson, a bruxinha Hermione dos filmes ?Harry Potter?.
?Pelo menos uma vez na vida toda mulher deveria experimentar esse corte. É sexy, tem cara de verão e revela uma personalidade muito forte?, destaca Ricardo dos Anjos, jurado do reality show de cabeleireiros ?Por um fio?, do canal GNT.
Unhas "Restart" e pele de pêssego
Num passado recente os esmaltes se limitavam aos derivados de vermelho, rosa e creme. No verão 2011 a cartela de cores vai bem mais longe e manicure que se preze deverá oferecer às clientes tonalidades como o laranja-neon, o azul-glacial, o rosa-Barbie, o verde-pistache e o amarelo-canário.
"Pense nas cores da banda Restart. As marcas nacionais lançaram no mercado linhas arrojadas, que são atenadas com o mundo pop", conta Vanda Regina da Costa, coordenadora técnica de desenvolvimento de manicures da rede de beleza Jacques Janine. Ela cita as coleções "Pop4you", da marca Risqué, e a "Tropicaliente", da Impala.
"Essas linhas especiais são divertidas, a cara do verão. Claro que a "francesinha" e o vermelho-sangue sempre serão os preferidos das mais clássicas, mas já vi mulheres com mais de 60 anos pedindo "aquele esmalte coloridinho" para passar nas unhas", entrega Vanda.
Se nas mãos a ordem é ousar, na maquiagem o menos é mais. Fernando Torquatto, maquiador preferido de "it-girls" como Cléo Pires e Paola Oliveira, aposta no pêssego como o tom da vez no verão.
"Tanto na batom quanto no blush, aquele rosa bem clarinho fica superbem com a pele bronzeada. O bacana é que esse tom fica bem na pele clara e na negra", destaca. "Esse verão também marcará a volta do gloss avermelhado, depois de algumas temporadas de batons opacos".
Para quem não resiste a modismos, Torquatto indica os batons uva e lilás. "Foram duas cores que apareceram bastante nas passarelas de verão do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week. Daí é só fazer um olho levemente marcado que fica incrível!".