Formada por Arthur Tuca Rodrigues (vocal e guitarra base), Lucas Linhares (guitarra solo), Sávio Araújo (baixo) e Dom Henrique (bateria), a banda Carnawood, de Parnaíba, foi selecionada para o circuito nacional Formemus 2020, com o videoclipe Raiz, dirigido pelo jornalista e fotógrafo Chico Rasta. O resultado com os nomes dos selecionados para o festival, cuja edição on-line ocorrerá no período de 7 a 9 de agosto, foi apresentado pelo Ministério do Turismo.
A Carnawood surgiu na segunda metade de 2015 com uma proposta de buscar dentro de cada integrante aquilo que era mais significativo em termos de identidade. "Nesse sentido, a regionalidade foi abraçada para não só dar sentido a esse processo, mas para também nos re-conectarmos com nossa origem", diz o valista Tuca Rodrigues.
A Carnaúba é o símbolo principal e que dá nome à banda e foi escolhida por representar riqueza e beleza normalizadas e pouco reconhecidas. "A planta é conhecida por ser a “àrvore da vida”, e que dela tudo se aproveita. Porém, mesmo com tantos atrativos, é muitas vezes despercebida e desprestigiada no nosso meio. Assim também nos sentimos como músicos, e a Carnawood é uma tentativa de botar pra fora tudo o que amadurecemos durante esses quase 5 anos", comenta.
Tuca diz que a proposta do videoclipe Raiz é retratar a partir do folharal todo o contexto cultural e social do piauiense. "O folharal é um dos personagens mais famosos do Bumba-meu-boi, expressão artística que se desenvolve no norte do Piauí com muita força desde muito tempo", diz Tuca, enfatizando que essa personificação se deu no aspecto brincante e forte da "catrevagem" (como se denominam os personagem da brincadeira do boi), algo que reflete bem a alegria e resiliência do povo piauiense. O cenário, segundo Tuca, privilegiou tanto o município de Ilha Grande (Barro Vermelho), como Parnaíba (Ponte Simplício Dias) e Luís Correia (Praia do Macapá e Carnaubinha). "Escolhemos essas localidades por terem muitas carnaúbas e também por comporem boa parte do nosso litoral, a chamada região do Delta do Parnaíba", diz.
Ser selecionado para o festival foi uma grande alegria, pois representa a possibilidade de extrapolar as barreiras do estado, mostrando o trabalho da banda em evento de alcance nacional. "São muitos atores do cenário musical atual que estarão presentes nesse evento, que já contou com apresentações de Dead Fish e BaianaSystem, por exemplo, bandas com grande apelo no país. Expor nosso trabalho para um público especializado e para a apreciação de outros profissionais da área é uma grande conquista, uma honra", diz.