O Ministério da Cultura divulgou nesta terça-feira (04), uma nota de repúdio em relação ao tratamento dado ao cantor Milton Nascimento no Grammy 2025. O brasileiro, de 82 anos, não teve acesso às mesas principais do evento e, diante disso, decidiu se retirar da cerimônia.

Em um comunicado através das redes sociais, a equipe de Milton Nascimento explicou que o cantor não foi barrado, mas sim rebaixado. O brasileiro foi colocado para sentar na arquibancada do evento, não nas mesas principais, sendo deixado de lado pela premiação.
Milton estava indicado na categoria de “Melhor Álbum Vocal de Jazz” ao lado de Esperanza Spalding. A justificação da organização foi que as mesas seriam destinadas apenas aos artistas que eles queriam ver no vídeo, o que não incluiu a lenda brasileira.
Confira a nota na íntegra
"O Ministério da Cultura (MinC) manifesta repúdio ao tratamento dispensado ao cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, Milton Nascimento, na cerimônia do Grammy 2025.
A decisão da Academia de posicioná-lo em um local incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas demonstra falta de sensibilidade e respeito a um dos maiores nomes da música brasileira.
Milton Nascimento, ícone da cultura nacional, coleciona prêmios e reconhecimentos que atravessam gerações e fronteiras. Sua obra influenciou artistas em todo o mundo, elevando a música brasileira a patamares de excelência.
Com sua voz única e composições memoráveis, Milton seguirá sendo celebrado por aqueles que compreendem e respeitam sua imensa contribuição à música."