Toda pessoa que mente demonstra sua dissimulação através de alguns sinais, acreditam especialistas em fraude e psicólogos treinadores da polícia norte-americanos que relacionaram os principais indícios da mentira. Segundo os especialistas, a fisionomia e o sorriso são os aspectos mais importantes a se notar.
Sinais de quem mente
É claro que se você já conhece o jeito da pessoa - quando está relaxada sem mentir - fica mais fácil identificar o erro. Porém, se engana quem pensa que inquietação e nervosismo revelam a mentira. Conheça outros indícios:
1. Como algumas pessoas naturalmente paralisam diante de estranhos e “inquisidores”, o segredo é fazer uma pergunta neutra. Em blitzes, é muito comum essa estratégia: de repente, o policial te faz uma pergunta totalmente fora de contexto, de opinião - por exemplo, para comparar as mudanças de expressão do seu rosto.
2. Deslizes na oratória também são outro indício. Normalmente, quem mente, usa vocabulário e gramática com mais cuidado. Ou seja, sua linguagem também se torna “distanciadora”.
3. Assim como toma mais cuidado para não errar nas palavras, também se apega a detalhes que fogem do conflito principal. Quem mente se recusa a responder diretamente a pergunta que lhe foi feita, muda de assunto ou de tom, responde a pergunta com outra pergunta.
4. Normalmente, a maior parte dos sinais de que há mentira é comunicada não verbalmente. Sorrisos verdadeiros são perceptíveis também nos olhos, já um sorriso falso se restringe aos lábios, mal contagia o rosto. Alerta também para os sorrisos contidos, de canto de boca, como se o “ego” do mentiroso estivesse sorrindo