Para os apreciadores do chope pós-expediente ou da cerveja de fim de semana com os amigos, o medo do bafômetro pode estar com os dias contados. Em uma descoberta cientistas israelenses anunciaram a criação da “pílula da sobriedade”.
A pílula é uma variante da vitamina B6, que age sobre o sistema nervoso central e já é amplamente usada no tratamento do alcoolismo, por conseguir reduzir os níveis de álcool no sangue. O novo composto conseguiu retardar por varias horas os efeitos do álcool sobre o cérebro, e, além disso, melhorou a coordenação motora e a atenção dos pacientes.
Nos primeiros testes realizados em Jerusalém, seis pacientes foram submetidos a um jejum de dez horas, seguidos pela ingestão de 70 mililitros de álcool. Em observação durante as 12 horas seguintes, eles fizeram exames de sangue, testes de memória, provas cognitivas e passaram ate mesmo por um simulador de direção.
Além da baixa presença de álcool no organismo, todos mantiveram a lucidez, os reflexos e responderam positivamente a todos os estímulos motores. Ninguém apresentou efeitos colaterais ao medicamento.