Uma equipe do Ministério Público de Roraima encontrou seis corpos de bebês armazenados dentro uma geladeira de uso doméstico numa maternidade de Boa Vista. Os corpos de fetos e crianças natimortas estavam embrulhados em plásticos pretos e em fraldas. Segundo os promotores, um deles estava no local desde agosto.
A geladeira estava numa sala do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, única maternidade pública da cidade. Em vistoria na quinta passada, também foi encontrada na geladeira a perna de um adulto.
Segundo o órgão, a maternidade informou que o membro amputado é de um paciente do Hospital Geral de Roraima e estava na geladeira por não haver câmara frigorífica disponível.
"É uma violação enorme dos direitos humanos", afirmou Jeanne Sampaio, promotora de Justiça de Roraima, que investiga o caso.
Segundo a promotora, quando foram verificadas as irregularidades, a direção da maternidade agiu como se o procedimento fosse adequado e informou que desde 2008 são armazenados corpos na geladeira.
Segundo o Ministério Público, a maternidade disse que os corpos não haviam sido reclamados pelas famílias. A promotora não acha a justificativa convincente.
Procurada, a Secretaria da Saúde de Roraima disse que a geladeira estava em local reservado e que os corpos ficavam na geladeira por algumas horas, aguardando documentação para sepultamento. Informou ainda que pretende implantar um sistema de conservação de corpos para o hospital.