Os cabelos ruivos estão em alta, e quem nunca pintou os fios de vermelho começa a pensar na ideia. Mas como tratar? A cor quente parece dar trabalho, mas seu tratamento e a manutenção não são tão complicados assim. Marina Ruy Barbosa, que tem cabelos ruivos naturais, dá algumas dicas para quem quer manter os fios avermelhados lindos e saudáveis.
?Não tem muito mistério. Corto de dois em dois meses para não ficar com pontas duplas. Quando demoro a cortar, ele vai ficando maltratado. Também não durmo com os cabelos molhados, isso é ruim para a raiz, e os fios ficam ficam fracos. No dia a dia, uso xampu e condicionador específicos para ruivos e também leave-in?, comenta a atriz.
Com a vantagem de já ter nascido com os cabelos vermelhos, Marina também tem a preocupação de não colocar nenhuma química neles para não estragá-los: ?Nunca fiz escova progressiva e nunca pintei. Só faço escova normal quando gravo e hidratação uma vez por mês.?
Para manter a cor
Como o vermelho é uma cor que perde o brilho com o passar do tempo, Marina aconselha às mulheres ruivas usarem protetor solar específico para os cabelos sempre que forem à praia ou à piscina: ?O sol desbota muito a cor. No inverno, a cor sempre fica mais forte e vibrante. É legal que as pessoas usem o protetor especial para não queimar os fios e manter a tonalidade."
E se você não teve a mesma sorte que Marina de ter nascido ruiva e precisa pintar o cabelo com frequência, o hairstylist Marcos Peixoto, dá dicas de como intensificar a cor e cuidar do look avermelhado.
?Além de todos os cuidados citados pela atriz, é importante dizer que quem pinta o cabelo de ruivo deve ter um cuidado maior. Para manter o tom vibrante, as mulheres devem fazer hidratação com frequência, o ideal é uma vez por semana. O vermelho é uma cor muito ingrata, e se não cuidar, fica feia. No tratamento diário, é interessante usar sempre xampus que intensifiquem a cor.?