"Eu sou o sonho dos meu pais, que eram os sonhos dos avós, que eram os sonhos dos meus ancestrais", canta Emicida em "Trevo, Figuinha e Suor na Camisa", canção que chega aos ouvidos dos fãs nesta sexta-feira, 25 de setembro. Parceria inédita com Ivete Sangalo, o single é fruto de uma pesquisa realizada pela Natura, que mapeou os sonhos de mais de sete mil pessoas de todo o país.
"Sonhar é importante, mas em momentos de adversidade, como o que vivemos hoje, sonhar se torna fundamental. Os nossos sonhos devem servir como uma bússola", explica Emicida sobre a letra de "Trevo, Figuinha e Suor na Camisa". A música aborda a necessidade de se ter esperança e de acreditar na construção de um futuro melhor e mais bonito. "É urgente enxergar o brilho nos olhos das pessoas que a gente ama. Ele que vai nos inspirar a ir pro front dispostos a vencer", comenta o rapper.
A canção ganha também clipe em animação com direção de Felipe Macedo e Cadu Macedo, enquanto o roteiro é assinado por Yasmin Thayná. O vídeo retrata o cotidiano de milhares de consultoras Natura em todo o Brasil. "Sonhar é um combustível que conduz nossas vidas, que costura os nossos planos", conta Ivete Sangalo. "Nos nossos sonhos, a gente pode tudo! Eu sou uma mulher que sonha diariamente e, quando percebo que parei de sonhar, eu vou em busca de novos planos e novos sonhos. É dessa maneira que eu sigo caminhando", completa a cantora.
Desenvolvido em colaboração com a Laboratório Fantasma, empresa de Emicida e Evandro Fióti, o projeto "Sonhos" é resultado de uma pesquisa feita com consultoras da Natura que mapeou os maiores sonhos, vontades e aspirações de mais de sete mil pessoas em todo o Brasil. "Poder acessar uma pesquisa ampla a respeito do sonho dessas pessoas para compor essa música foi incrível. Algumas palavras ficaram gravadas na minha cabeça e no meu coração. São sonhos muito parecidos com os meus sonhos. A maioria deles envolve a vontade de cuidar cada vez melhor da sua família, de fazer uma faculdade, de comprar um carro ou fazer uma viagem", explica Emicida sobre o processo de composição.
Para Ivete Sangalo que, em 2020 fechou uma parceria inédita com a Natura, a experiência de construir uma música com Emicida inspirada no desejo de milhares de mulheres foi "um sonho". "Eu falei para o Emicida: ‘bicho, tudo que você faz é tão lindo que a gente percebe quantas possibilidades de sonhar existem’. A Natura nos chamou para fazer um retrato, uma poesia, sobre a importância de cada um de nós na construção de um mundo mais bonito", explica a artista.
Para Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding, "Trevo, Figuinha e Suor na Camisa" é uma canção que convida as pessoas a sonhar e a construir um mundo mais bonito. "As histórias e aspirações que serviram de inspiração para essa parceria são capazes de incentivar outras pessoas a transformarem suas próprias vidas e, como consequência, suas comunidades", finaliza.
"Trevo, Figuinha e Suor na Camisa"
Eu volto todo dia
Qui nem o sol,
Cortando o horizonte
Se cada aurora é uma chance
Agora é olho no lance
É tipo uma revanche no front
Então nesse momento
É meu talento
Pra ser a boa nova todo tempo
De longe como monges
Vou nos bondes onde
A fé torna as casas em templos!
Eu sou o sonho dos meus pais
Que eram sonhos dos avós
Que eram sonhos dos meus ancestrais
Vitória é sonho dos olhares
Que nos aguardam nos lares
Crendo que na volta somos mais
O lar é nesse abraço
Casa, detalhe
Onde plantamos paz
Se tem metade divide
Se tem o dobro convide
É assim que Deus vive nos mortais
É o primeiro diploma
A viagem
A nova porta que se abre
Da janela do carro o vento diz:
Esteja atento aos milagres
Eu joguei pro universo
Pedi um novo dia
Onde tudo se ajeita
E nossa colheita
É paz e alegria
Então eu vou no passo da formiga, faço figa, compro a briga, desde as antigas
Humilde no passinho de formiga, e o coração diz, siga!
Eu joguei pro universo
Vibração positiva
Trevo, figuinha e suor na camisa
Ficha técnica:
Clipe de "Trevo, Figuinha e Suor na Camisa"
Direção: Felipe Macedo e Cadu Macedo
Roteiro: Yasmina Thayná
Ilustrações e concepts: Julio Zukerman
Cenários: Alexandre De Maio, Cecilia Marins, Uflavioo e Eve Jo
Animação: Cadu Macedo, Felipe Macedo e Julio Zukerman
Direção executiva: Evandro Fióti
Produção executiva: Raissa Fumagalli
Gerência de marketing: Felippe Guerra
Coordenação de marketing: Leonel de França
Música "Trevo, Figuinha e Suor na Camisa"
Voz: Emicida e Ivete Sangalo
Letra: Emicida
Música: Nave
Arranjo de base, programações, samples e baixo: Nave
Violão: Fejuca
Trombone tenor e baixo: Helio Zullu
Saxofone tenor: Fernando Sagawa
Arranjo de metais, trompete e flugelhorn: Henrique Manchuria
Mixagem: Mauricio Cersosimo
Masterização: Mauricio Gargel
Gravadora: Laboratório Fantasma
Direção executiva: Evandro Fióti
Produção executiva: Raissa Fumagalli