Um dos mais importantes festivais de arte do corpo, dança e performance da América Latina, o Festival Panorama celebra seus 30 anos com uma edição presencial cheia de atrações, depois de dois anos acontecendo de maneira online. Com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, o evento fará sua primeira edição de verão, entre os dias 13 e 28 de janeiro de 2023.
O festival apresentará peças, performances e intervenções urbanas que colocam em cena alguns dos mais emblemáticos espetáculos dos últimos anos, trazendo de volta ao Rio de Janeiro sucessos dos grandes criadores da dança brasileira, como Alejandro Ahmed, Cristian Duarte, Alice Ripoll e Marcelo Evelin, além de inéditos de novos nomes da dança como Tieta Macau e Idylla Silmarovi.
Panorama
Em homenagem à sua fundadora, a coreógrafa Lia Rodrigues, o Panorama fará a estreia em teatros cariocas de seu mais recente trabalho, “Encantado”.
‘Barricada’ é uma das atrações
Uma das apresentações é o espetáculo Barricada, do coreógrafo piauiense Marcelo Evelin, nos dias 21 e 22 de janeiro. O nome barricada refere-se às táticas populares de insurreição que surgiram no século XVI, estruturas únicas e improvisadas que são construídas como um movimento de confronto, mas também funcionam como um espaço de proteção para uma determinada comunidade. Barricada, de Marcelo Evelin, é uma prática coletiva que propõe pensar proximidade como estratégia de defesa e o estar juntos como uma posição política.
Este projeto vem sendo desenvolvido por Evelin e pela Demolition Incorporada, sua plataforma de criação, desde 2019.