Silvio Santos
Em 1989, Silvio Santos, um dos apresentadores mais icônicos da televisão brasileira, causou grande repercussão ao anunciar sua candidatura à presidência da República pelo PMB (Partido Municipalista Brasileiro). Naquele ano, ele se tornou um dos principais nomes na disputa, concorrendo com figuras como Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Collor (PRD), que acabou vencendo. Silvio chegou a ter uma candidatura considerada viável, com as pesquisas apontando que ele poderia disputar o segundo turno. No entanto, sua chapa foi anulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a apenas 20 dias da eleição, após um pedido do PRD.
Apesar de inicialmente negar qualquer envolvimento com a política, Silvio Santos, em 1988, fez uma série de declarações em que pedia para as pessoas não votarem nele. “Não votem no Silvio Santos e nem em quem ele apontar, porque o Silvio Santos vai estar tapeando vocês”, disse ele em entrevista à época.
Durante a campanha, o apresentador declarou que sua entrada na política era uma tentativa de mudar a realidade do Brasil, mas logo após o episódio, ele se afastou do cenário político, passando a externar sua frustração com a política brasileira ao longo dos anos.