Anitta saiu vencedora da noite de VMA 2022 ao ganhar o prêmio de "Best Latin" ("Melhor Artista Latino", onde concorria com o hit "Envolver". E fez história: é a primeira vez que uma artista brasileira conquista troféu no evento.
A cantora fez questão de mencionar sua origem no discurso de agradecimento, feito em inglês:
"Eu realmente não esperava por isso, acho que vou chorar. Só quero dizer, para quem não sabe, hoje é histórico. Primeira vez do Brasil aqui, primeira vez de algo para o meu país aqui. Eu cantei uma música de um ritmo que já foi considerado um crime, eu cresci e nasci na favela. Em lugares como esse nunca pensamos que isso seria possível. Obrigada".
A maior que temos! @Anitta é a primeira artista feminina a vencer a categoria "Best Latin" no #VMAs pic.twitter.com/L9Y8pCKU49
— Grupo Meio Norte de Comunicação (@meionorte) August 29, 2022
Momentos depois, reforçou a vitória no perfil do Twitter: "GANHAMOS BRASIL", postou enfática.
Anitta venceu pelo hit “Envolver”, que, neste ano, atingiu o primeiríssimo lugar do ranking das 50 músicas mais tocadas da plataforma Spotify. Ela disputou a categoria com nomes gigantes da música latina como Bad Bunny, Becky G e J Balvin, entre outros.
Antes de receber o prêmio, Anitta subiu ao palco para performance histórica ao apresentar o hit global e um medley de funk e entrou para a história como a primeira brasileira a fazer uma apresentação solo na premiação da MTV.