Ela nunca imaginou ter sua história registrada em uma biografia, mas agora isso é uma realidade. Durante uma década, o renomado doutor em teledramaturgia, Mauro Alencar, mergulhou na vida de Susana Vieira, de 81 anos, e também na jornada pessoal de Sônia Maria Vieira Gonçalves, seu nome de batismo. O resultado desse longo processo são as páginas recém-lançadas de "Senhora do Meu Destino, A Biografia", publicado pela Globo Livros.
RECONHECIDA: Susana, uma estrela da televisão por mais de seis décadas, é reconhecida pela sua personalidade marcante e pela língua afiada. Em bate papo com o F5, ela revela que está fazendo um esforço para controlar suas palavras, embora isso não dure muito tempo. Poucos minutos depois, ela admite sua falta de modéstia e critica o preconceito etário.
"Eles me chamam de velha... Velha, meu amor? Eu sou rica". E também de não ser mais chamada para as produções: "Eles não me escalonam? Problema é deles, porque eu sou maravilhosa".
SAUDÁVEL: Desde que descobriu na internet que tomar banho frio poderia ser um truque para se manter jovem, Susana, diagnosticada com leucemia em 2017, declara estar em boa saúde:
"Tomar banho gelado dormir muito, andar uma hora... Têm mais duas coisinhas que não me lembro. Não tem nada de sexo, não", brinca a dona de contrato vitalício com a Globo. "Graças a Deus, sou amada por 133 milhões de pessoas, e a própria emissora sabe quem é quem na televisão", conta.
SEMPRE EMPENHADA: "Foi na última renovação, e eu tenho que agradecer a eles a gentileza que tiveram comigo. Sempre dei todo o meu empenho, meu trabalho, minha alegria... E acredito que a Globo, em retribuição, me deu um contrato vitalício. Graças a Deus, sou amada por 133 milhões de pessoas, e a própria emissora sabe quem é quem na televisão. Eles [a direção da Globo] saltam algumas pessoas, às vezes, que não decolam, ou que decolam um pouquinho e depois caem. Mas tem aqueles medalhões que são eternos, como eu. Então, me desculpa a modéstia, eu não tenho nenhuma, nunca tive. Não é agora que eu vou fazer a modesta", finaliza.