Janaína Xavier deixou o Grupo Globo em maio de 2022, após 23 anos na emissora. Em uma recente entrevista, a ex-apresentadora do SporTV revelou que começou a sentir que estava perdendo espaço na emissora por ser vista como "bonita demais" pelos colegas. Ela acredita que a empresa estava buscando "outros padrões" e, por isso, foi demitida.
Segundo a jornalista na época, a Globo decidiu incluir "meninas mais cheinhas" e "mulheres pretas" na programação.
Relato
"Chegou um momento em que senti que estavam me tratando como 'você é muito bonita para estar aqui', e havia essa ideia de incluir a menina mais 'cheinha'", revelou.
Janaína esclareceu que sua observação se baseia na perspectiva dos colegas e não desvaloriza a beleza das mulheres que passaram a ser contratadas.
"Cada um tem sua visão de beleza. Não estou dizendo que as mais cheinhas não são bonitas. Muito pelo contrário. Estou falando da perspectiva deles."
A ex-apresentadora destacou que sempre foi a favor da meritocracia e, em sua opinião, a emissora tem focado em perfis diferentes.
"Na pressa de mostrar a diversidade, quando a questão é contratar uma mulher ou um homem, eles vão na mulher. Uma mulher preta ou branca, vão na preta. Ela é cheinha e fora dos padrões, a outra é muito bonita, perua... vamos na primeira", afirmou ela.
A mágoa
Janaína também relembrou que, aos 43 anos, durante a pandemia, precisou se afastar do trabalho devido a sua segunda gravidez. Após a licença-maternidade, a emissora decidiu manter Mariana Fontes como sua substituta definitiva.
"Fiquei magoada mais com as pessoas do canal do que com a empresa em si. Foi difícil. Depois da minha demissão, muitos desapareceram".