Famosos


Atualizado em

Ativistas invadem e vandalizam aeroporto onde estava o jato de Taylor Swift

Os ativistas invadiram o campo de aviação privado por volta das 5h antes de realizarem o ataque

Ativistas do grupo Just Stop Oil pulverizaram tinta laranja sobre jatos particulares no aeroporto de Stansted, em Londres, na manhã de quinta-feira (20). A ação de vandalismo ocorreu no campo de aviação onde estaria estacionado o avião da cantora Taylor Swift. 

Segundo o The Guardian, os ativistas Jennifer Kowalski, 28, e Cole Macdonald, 22, invadiram o campo de aviação privado por volta das 5h antes de realizarem o ataque. Não está claro se a aeronave da cantora foi atingida.

Em uma postagem no X (antigo Twitter), o grupo Just Stop Oil afirmou que Jennifer e Cole cortaram a cerca do campo de aviação de Stansted, exigindo um tratado de emergência para acabar com os combustíveis fósseis até 2030. No vídeo publicado junto com a mensagem mostrava um dos ativistas abrindo um buraco na cerca antes de borrifar tinta sobre os jatos. 

Advogados de Taylor abrem ação legal contra estudante 

Em fevereiro, advogados de Taylor Swift ameaçaram com uma ação legal contra um estudante que rastreia e divulga nas redes sociais as rotas dos jatos de celebridades, incluindo o de Swift, que, segundo a conta CelebJets, foi o mais utilizado por celebridades, emitindo mais de 8 mil toneladas de carbono. Um porta-voz  negou que a cantora estivesse em todos os voos, dizendo que seu avião foi emprestado a terceiros.

A ação em Stansted ocorre enquanto o English Heritage, instituição que administra monumentos históricos no Reino Unido, pediu ao Just Stop Oil para parar de atacar locais culturais. 

Recentemente, dois manifestantes do grupo pulverizaram tinta laranja em Stonehenge, o que foi condenado por Nick Merriman, chefe do órgão nacional que cuida de propriedades históricas, como "vandalismo a um dos monumentos antigos mais célebres do mundo". Dois ativistas foram presos após o incidente.

Dois ativistas são presos após o incidente 

O grupo Just Stop Oil tem como alvo várias instituições culturais nos últimos meses. Além de Stonehenge, eles interromperam um concerto no Royal Albert Hall, danificaram uma caixa que protege a Carta Magna na Biblioteca Britânica e jogaram sopa de tomate sobre a pintura "Girassóis" de Vincent van Gogh na Galeria Nacional. 

Em declaração à BBC Radio 4, Nick Merriman reconheceu o direito ao protesto, mas pediu que os ativistas evitem locais de patrimônio cultural, pois isso causa grande perturbação e não ajuda na causa deles.

Saiba mais

 ⭐ Saiba tudo sobre a treta de milhões entre Taylor Swift x Kim Kardashian

 ⭐ Fã de Taylor Swift deixa bebê no chão durante show e gera revolta nas redes sociais

 ⭐ Ex-namorado de Taylor Swift estaria “decepcionado” por ser citado em seu álbum

  ⭐ Taylor Swift se torna a primeira cantora bilionária; veja valores!

 ⭐ Organizadora do show de Taylor Swift no Brasil é multada em R$ 600 mil

Foto: Reprodução/Instagram-Taylor