O ator Paulo César Pereio faleceu na tarde de domingo (12) aos 83 anos no Rio de Janeiro, conforme confirmou o Hospital Casa São Bernardo, onde ele se encontrava internado. A unidade médica informou que Pereio estava tratando uma complicada doença do fígado e foi admitido na madrugada em estado grave.
HISTÓRIA DE VIDA - Nascido em Alegrete, Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1940, Pereio deixou sua marca no cinema, televisão e teatro brasileiro, participando de mais de 60 filmes ao longo de sua carreira. Entre seus trabalhos mais notáveis estão suas atuações em “Terra em Transe” de Glauber Rocha, “Toda Nudez Será Castigada” e “Eu te amo” de Arnaldo Jabor. Além disso, ele teve papéis memoráveis em novelas como "A Viagem" e "Partido Alto", e também em peças teatrais significativas como "Roda Viva" de Chico Buarque.
LEIA MAIS
Luiz Fux vai ser relator de recurso de Bolsonaro sobre inelegibilidade
Ator de Titanic, Bernard Hill, morre aos 79 anos
Lista apresenta atores que não fazem mais novelas e foram revelados na TV
Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes no dia do aniversário do ator
LUTA PELA LIBERDADE - Durante o regime militar brasileiro, Pereio discutiu as restrições impostas pela censura, comentando em um documentário sobre as limitações à liberdade de expressão que enfrentou enquanto ator, especialmente quando tentava improvisar.
Pereio também teve uma notável carreira em publicidade, valorizando-a como uma forma de arte. Em uma entrevista de 1981, ele destacou a criatividade dos publicitários e o impacto de seus trabalhos na linguagem audiovisual.
QUAL ERA SUA SITUAÇÃO ATUAL? Desde o início da pandemia de Covid-19, ele residia no Retiro dos Artistas, buscando um ambiente de maior segurança e cuidado, conforme relatou em entrevista ao Jornal Extra. Lá, ele enfatizou que nunca trabalhou motivado por dinheiro, mas pela paixão pela arte, desmentindo qualquer especulação sobre dificuldades financeiras como razão para sua estadia no retiro.
REPERCUSSÃO - Colegas do meio artístico, como o ator Stepan Nercerssian e a atriz Zezé Motta, manifestaram sua tristeza nas redes sociais, lembrando o legado duradouro de Pereio e o impacto de sua carreira na cultura brasileira.