José Leôncio além do casamento
Após se casar com FIló, Zé Leôncio terá uma ótima noite de núpcias ao lado da amada, mas a felicidade durará pouco. Ele sofre uma parada cardíaca e não resiste. Filó, aliás, será a primeira a encontrar o fazendeiro morto. Inicialmente, Filó vai pensar que ele está apenas dormindo, mas logo depois vai perceber que ele não resistiu a uma parada cardíaca. O velório do fazendeiro promete ser emocionante. Uma chalana carregará um caixão com o corpo de Leôncio, e os tripulantes serão os peões e a família do personagem.
Na versão original, os herdeiros davam uma salva de tiros. Agora, os disparos não serão feitos. A homenagem ao fazendeiro será de outra forma após sugestão do ator Irandhir Santos. Quando estiver agonizando, Zé Leôncio vai ficar cara a cara com o Velho do Rio (Osmar Prado), que representa o espírito do Seu Joventino. O fazendeiro vai perceber que o Velho do Rio é realmente o seu pai. Zé Leôncio vai morrer fisicamente, mas seu espírito vai assumir o lugar do novo Velho do Rio após o descanso do espírito do pai.
Sua última cena será com os netos: a filha de Jove e o filho de José Lucas, que assumirá a paternidade do filho de Irmã após saída de Trindade da trama. Filó "herdará" a condição de não enxergar o Velho do Rio, mesmo que ele passe a ser o seu grande amor.