A atriz Juliana Lohmann, de 30 anos de idade, usou seu Instagram, na noite de segunda-feira (13), para denunciar que foi estuprada aos 18 anos por um diretor e recebeu apoio de internautas. As informações são da Revista Quem.
"Falar sobre o estupro que vivi aos 18 anos e as agressões provenientes de uma relação abusiva tempos depois é resultado de um processo muito longo de elaboração. São acontecimentos que habitam meu íntimo de maneira muito profunda e constituem grande parte da mulher que me torno a cada dia. Essas memórias perduraram por tempo demais no silêncio e na dúvida que a estrutura patriarcal nos faz ter acerca das próprias marcas que nos infringem", começou ela.
"Ajo movida pela força da certeza de que não podemos mais nos calar. Precisamos falar sobre as estruturas de opressão sob as quais as mulheres estão submetidas, sobre o machismo, sobre violência doméstica, sobre relacionamento abusivo, sobre estupro. Exponho esse relato no intuito de, além de jogar luz nessas questões, fazer com que outras mulheres, que talvez possam se identificar com tais acontecimentos, tenham mais clareza acerca das próprias experiências. Meu desejo, ao expor esse relato pessoal, é de denúncia. Não apenas da forma de operar desses homens, mas principalmente de um sistema", completou Juliana, que atuou em novelas como Malhação, I Love Paraisópolis e O Outro Lado do Paraíso.
"Esse isolamento me levou ao reencontro da coragem. Mas, nessa caminhada, tive pessoas que me deram a mão com muito amor. Obrigada @sayonarasarti @novacomunicacao pela confiança, escuta e parceria, e @claudiaonline @isadercole por ter me aberto esse espaço tão precioso", ainda disse ela na web. Em Malhação, ela participou de duas temporadas: entre 2001 e 2002 viveu a personagem Gabi e entre 2011 e 2012 foi Débora.
Em texto escrito por ela publicado com exclusividade à Claudia, Juliana fez um longo desabafo sobre o assunto.