Famosos


Atualizado em

Camelô, candidato a presidente! Relembre momentos da vida de Silvio Santos

O apresentador Silvio Santos morreu neste sábado (17) , aos 93 anos, em São Paulo.

Silvio Santos morreu neste sábado (17) , aos 93 anos, em São Paulo. A triste noticia foi anunciada através das redes sociais do SBT. Relembre curiosidades sobre a vida do ícone da televisão brasileira. 

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 

Em 1989, o dono do SB, tentou disputar a eleição presidencial – a primeira pelo voto direto após quase três décadas – pelo Partido Municipalista Brasileiro (PMB), que foi extinto logo após o pleito.

A candidatura chegou a  ser oficializada duas semanas antes do primeiro turno, marcado para o dia 15 de novembro, mas foi contestada por partidos adversários e acabou barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 9 de novembro.  

ORIGEM DO NOME 

Seu nome vem do avô Senor Abram Abravanel, que morreu em 1933. Silvio é descendente direto, na linhagem paterna, de Isaac Abravanel, um estadista judeu português, filósofo, comentador da Bíblia e financista, que viveu entre 1437 e 1508.

Os pais do comunicador foram Alberto Abravanel (1897-1976), judeu sefardita nascido na cidade de Tessalônica (hoje parte da Grécia), e Rebecca Caro (1907-1989), também judia de sefardita nascida na cidade de Esmirna (hoje parte da Turquia). Silvio (apelido dado pela mãe e que depois virou nome artístico) teve cinco irmãos: Beatriz, Perla, Sara, Leon e Henrique.


Silvio Santos em família nos anos 50 

FILHAS

Silvio Santos teve seis filhas. Cintia, a mais velha, nascida em 1963, é mãe de Tiago Abravanel. Silvia foi adotada por Silvio e Cidinha, a primeira mulher do apresentador, quando tinha 3 dias de vida, em 1971.

Já fruto do casamento com Íris Abravanel, Daniela é a única das irmãs que não assina Abravanel artisticamente, mas Beyruti. Patricia é  mais famosa das herdeiras. Quinta filha de Silvio Santos, Rebeca leva o nome da mãe do apresentador e a caçula se chama Renata. Silvio teve ao todo 13 netos e quatro bisnetos. 



EXÉRCITO

Aos 18 anos, Silvio precisou dar uma pausa na vida de camelô para se dedicar ao exército. Ele serviu na Escola de Paraquedistas no bairro carioca de Deodoro, onde era considerado bom.

Durante seu tempo na instituição, ele foi treinado como paraquedista, uma posição que exige não apenas habilidades técnicas, mas também coragem e disciplina. Durante sua curta passagem nas forças armadas, Sílvio Santos era conhecido como Soldado Abravanel.


Silvio Santos no Exército quando tinha 18 anos