Maya Dhurval, dançarina e candidata ao Miss Bumbum pelo Espírito Santo, revelou ter TDAH. Trata-se de um Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e Dislexia. Aos 33 anos, Maya teve seu diagnóstico tardio, aos 28. Tudo por conta de um relacionamento abusivo, que também desencadeou crises de depressão e tentativas de suicídio.
“Não sabia porque era tão diferente, meu coração gritava por respostas que eu não tinha. Depois do diagnóstico, finalmente consegui seguir em frente ao saber o que acontecia comigo”, explicou.
Aprendizagem lenta
O TDAH traz desatenção, inquietude e impulsividade. Acaba atrapalhando a vida de muitas pessoas, juntamente com a dislexia. Ela é caracteriza-se por fala tardia e aprendizagem lenta.
No caso de Maya ela sofreu muito porque teve um diagnóstico tardio. “Ninguém sabia sobre isso e nem o que era, então para mim o mais difícil, não foi a dificuldade em si, mas ninguém saber o que é e te tratarem super mal.”
Maya passou por tratamento com fonoaudiólogo e psicólogo para poder lidar com os transtornos, mas ainda sente dificuldade porque lida com diversas limitações.A dançarina ainda explica que faz o tratamento e consegue ter uma vida normal.
Não está só
Atualmente, ela compartilha dicas nas redes sociais para ajudar quem sofre desse problema: “Acho importante ajudar, porque como fui diagnosticada tardiamente, quero ajudar pessoas para não passarem pelo que eu passei e ainda passo. Quero inspirar outras pessoas a superarem isso e a chegarem mais longe, mesmo com tantas limitações. O ideal é que você se desafia‐se sempre a se superar sempre, e a não desistir nunca”.
O que é o TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas. Ela surge já na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
Ele é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, como nos Estados Unidos, portadores de TDAH são protegidos pela lei.