Famosos


Atualizado em

Colar de Anitta contra radiação de Wi-Fi e celulares não tem comprovação científica

Anitta revela o significado de seu colar de proteção contra radiação de Wi-Fi e celulares

Anitta, de 31 anos, usou seus Stories do Instagram nesta terça-feira (7) para revelar o significado de seu novo colar. A cantora explicou que o acessório é um amuleto de proteção e contou que também carrega um pingente no celular com o mesmo propósito.


"Muita gente perguntando o que é esse cordão meu. Ele é um cordão de proteção EMF, que é um cordão de proteção de radiação de celular, de Wi-Fi, de 4G e 5G. Também uso [um pingente] no meu celular. Protege nosso corpinho das frequências", explicou.

Em 2021, a ANVS (Agência Holandesa para Segurança Nuclear e Proteção contra Radiação) emitiu um alerta sobre colares e acessórios comercializados como dispositivos "protetores" contra radiação de redes 5G. 

De acordo com a agência, esses produtos não só não oferecem qualquer tipo de proteção contra redes móveis, como podem emitir níveis de radiação ionizante em baixas doses que, com exposição prolongada, podem ser prejudiciais à saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirma que as redes móveis 5G são seguras e não apresentam riscos à saúde pública. As redes móveis, incluindo 5G, utilizam ondas de rádio, que são um tipo de radiação não ionizante. Essa forma de radiação não tem energia suficiente para causar danos ao DNA humano ou gerar outros efeitos prejudiciais.