Durante décadas, a série mexicana “Chaves” marcou a população brasileira com sua exibição contínua na emissora SBT. As histórias cômicas e cheias de personagens encantaram todos que as assistiram. Com isso, a produção se tornou uma das maiores atrações em território nacional e internacional.
Criado por Roberto Gómez Bolaños, Chaves conta a história de um menino de oito anos que “mora” em um barril numa vila fictícia, um retrato humorado do cotidiano latino-americano. Uma curiosidade sobre o programa é que durante o seu segundo ano de produção, em 1973, Bolanõs, que dá vida ao protagonista da trama, já tinha mais de 40 anos.
Essa diferença de idade fez o artista visual Hidreley Dião “projetar” como seria Chaves se ele fosse realmente uma criança. “E se o Chaves tivesse mesmo 8 anos na série? Homenagem a Roberto Gómez Bolaños que estaria completando 93 anos hoje [21 de fevereiro]”, publicou em seu Instagram.
Utilizando tecnologias de inteligência artificial, Hidreley “criou” não só Chaves, como diversos outros personagens icônicos da série, como Quico, Chiquinha, Nhonho e Pópis.
O resultado impressionante agradou aos fãs da série espalhados pelo mundo. “Bonita homenagem para uma pessoa tão conhecida em muitos países americanos. Saudações da Espanha”, comentou uma seguidora. “Teu trabalho é sensacional. Parabéns!”, elogiou outro.
Chaves morava em um barril?
“Chaves” é um seriado de televisão mexicana que ganhou popularidade no Brasil após começar a ser exibido pelo SBT em agosto de 1984.
O programa foi exibido no canal durante 36 anos, só deixando de ir ao ar no ano de 2020, por causa de uma disputa judicial envolvendo a família de Roberto Bolaños.
As trapalhadas de Chaves e do restante dos moradores da vila, como Seu Madruga, Seu Barriga, Dona Florinda, Dona Clotilde (mais conhecida pelo apelido de “Bruxa do 71”) Chiquinha, Quico, professor Girafales e outros, conquistaram o território nacional.
Mesmo que os episódios tenham sido exibidos diversas vezes, fazendo muitas pessoas decorarem as cenas, ainda existem muitos segredos envolvendo a série.
Uma dessas curiosidades é sobre a verdadeira moradia do protagonista. Chaves costuma ser encontrado pelos outros personagens dentro de seu característico barril. Mas o personagem realmente possui casa.
O significado do número oito
Nessa parte, é importante ressaltar que o enredo do seriado se mistura com sua trajetória dentro da televisão mexicana. Isso porque, antes de fazer parte do catálogo de produções da Televisa, a produção, que era apenas um dos quadros pertencentes ao Programa Chespirito (apelido de Roberto Bolaños), pertencia à Televisión Independiente de México (TIM), emissora que ficava no canal 8.
Por causa disso, a produção era chamada de “El Chavo del Ocho” (“O Chaves do 8”, em tradução livre). A princípio, esse nome era em referência ao canal em que era possível assistir a série, mas depois da TIM passar por uma fusão com a Televisa, o Programa Chespirito deixou de ser exibido no canal anterior, de acordo com informações da BBC.
Por causa disso, para seguir com o sentido do popular nome pelo qual a série havia ficado conhecida entre as audiências, o programa começou a fazer referências de que o endereço do protagonista era a casa de número oito da vila. No entanto, essa residência não foi oficialmente mostrada na história.
De acordo com o livro “El Diario del Chavo del Ocho”, escrito por Bolaños em 1995, Chaves era órfão, foi abandonado em uma creche, e depois de fugir várias vezes do orfanato, e não ter sido adotado por ninguém, chegou ao cortiço da vila, onde morou com uma idosa na casa de número 08.
O barril de Chaves, que ficaria em frente à sua verdadeira casa, era o local que o menino órfão gostava de passar seu tempo, de acordo com a versão oficial da produção.
Fonte: Aventuras na História