Famosos


Atualizado em

Conheça Luca Kumahara, atleta trans contratado pela Globo para comentar Jogos de Paris

Nos Jogos Olímpicos deste ano, ele fará sua estreia comentando os jogos.

A transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris https://www.meionews.com/esportes/sexo-permitido-ou-proibido-descubra-as-regras-das-camas-anti-sexo-nos-jogos-olimpicos-497510deste ano na Globo contará pela primeira vez com um comentarista trans. Luca Kumahara, atleta do tênis de mesa que participou de três edições olímpicas (2012, 2016 e 2021) competindo entre as mulheres e que se tornou uma referência na modalidade no Brasil, iniciou no ano passado o tratamento hormonal em seu processo de transição de gênero. Nos Jogos Olímpicos deste ano, ele fará sua estreia comentando os jogos.

"É um desafio, a primeira vez que irei comentar. Mas de certa forma é também um reconhecimento por tudo que já vivi, conquistei e represento dentro desse esporte ser escolhido para comentar essa modalidade. Claro que é muito importante para a questão da visibilidade, de pessoas trans ocuparem mais espaço, e acho que essa oportunidade mostra muito isso", ressalta Luca Kumahara, de 28 anos.

Em Paris, o Brasil estará representado no tênis de mesa nas equipes masculina e feminina. Hugo Calderano, que há alguns anos figura no top 10 do ranking mundial da modalidade, é um forte candidato a brigar por uma medalha inédita para o país.


" A expectativa é muito boa. Claro que o resultado nunca é garantido, mas de um modo geral, acho que temos atualmente a melhor geração do tênis de mesa do Brasil competindo e podemos ter boas perspectivas de ver os nossos representantes alcançarem feitos inéditos nesta edição dos Jogos", afirma o comentarista.

Para Luca, essa oportunidade não apenas valida suas conquistas e experiência no esporte, mas também destaca a importância da representatividade trans no esporte e na mídia. Ele acredita que sua presença como comentarista pode inspirar outras pessoas trans a buscarem mais espaço e visibilidade em diversas áreas.

A estreia de Luca Kumahara como comentarista nos Jogos Olímpicos de Paris marca um momento histórico para a inclusão e a diversidade, mostrando que o talento e a experiência no esporte transcendem barreiras de gênero.



LEIA MAIS