Famosos


Atualizado em

Contra vontade da família, violão de Kurt Cobain vai a leilão

Peça estava em posse do ex-marido de Frances Bean Cobain desde o divórcio

O violão usado por Kurt Cobain no show acústico do Nirvana no MTV Unplugged, poucos meses após a morte do cantor, em 1994, será leiloado e deve arrecadar, no mínimo, US$ 1 milhão. A família do músico é contra a venda do instrumento, mas Courtney Love e Frances Bean Cobain perderam uma ação judicial para recuperar o item.

MTV

Organizado pela empresa Julien's Auctions, o leilão do violão, modelo Martin D-18E, será realizado entre os dias 19 e 20 de junho. Segundo o site oficial, além do instrumento, o lote inclui o estojo original, decorado por Cobain; um pacote de cordas de violão Martin usado; três palhetas e uma bolsa de camurça acompanhada de uma colher de prata, garfo e faca em miniatura.

De acordo com o site Page Six, a família de Cobain tentou recuperar o instrumento, que estava em posse do ex-marido da filha do cantor. Frances Bean e Courtney estão em batalha judicial contra Isaiah Silva há anos para recuperar o item. Em 2018, um juiz concedeu o instrumento a Silva em um acordo divórcio, que ocorreu em 2016.

Após conseguir o violão, Silva acusou Courtney, entre outras pessoas, de tentativa de assassinato para reaver o instrumento. Durante o processo, aberto pelo ex de Frances Bean, a viúva de Cobain exigiu uma avaliação psiquiátrica do antigo genro.

A apresentação histórica foi gravada em 18 novembro de 1993 em Nova York, nos Estados Unidos, e foi ao ar pela primeira vez na emissora MTV em dezembro do mesmo ano. Poucos meses depois, em abril de 1994, Cobain cometeu suicídio.