Deolane Bezerra deixou a Colônia Penal Feminina Bom Pastor, em Recife, na tarde desta segunda-feira (9) após conseguir o habeas corpus. Ela vai cumprir prisão domiciliar em sua mansão, em São Paulo.
Segundo a decisão judicial que determinou sua soltura, a influenciadora está proibida de se manifestar através de redes sociais, imprensa ou outros meios de comunicação. Contudo, ela falou com jornalistas, aos berros, ao deixar o presídio.
"Foi uma prisão criminosa, cheia de abuso de autoridade por parte do delegado. [...] Eu não posso falar sobre o processo. Eu fui calada", afirmou.
Deolane fez um post em seu perfil no Instagram criticando a determinação de não poder falar publicamente. Ela compartilhou uma foto em que está com uma fita crepe nos lábios, com o desenho de 'X'. No texto, diz: "Carta aberta".
O uso de tornozeleira eletrônica foi uma das exigências da Justiça para conceder a liberdade, baseada no artigo 318A do Código Penal e por um habeas corpus coletivo concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de 2018, que substitui a prisão preventiva por domiciliar de gestantes, lactantes e mães de crianças de até 12 anos ou de pessoas com deficiência.
A advogada Danielle Bezerra se pronunciou após a irmã ser solta e fez duras críticas ao Judiciário. ‘’Não sei se vão me silenciar também, se vou ser presa também. A Justiça desse país deve estar com vergonha, os verdadeiros juristas e criminalistas devem estar com vergonha'', iniciou.
''Liberaram a Deolane com prisão domiciliar, medida cautelar para ela não poder abrir a boca, ela não pode falar, ela não pode aparecer na rede social e nem sequer dar uma declaração. Estão mantendo ela como uma criminosa que ela não é’’, completou.