Luke Ford , de 35 anos, que trabalhou como dublê de Brad Pitt no filme Guerra Mundial Z (2013), foi condenado a 21 anos na Escócia por uma série de crimes sexuais e abusos cometidos ao longo de 12 anos. Do total, 16 serão cumpridos em regime fechado, e o restante sob liberdade condicional, com rigorosas condições impostas pela justiça.
A sentença foi divulgada na última quarta-feira (18) e confirmada por veículos internacionais como BBC, The Guardian e Sky News.
No Tribunal Superior de Glasgow, os jurados ouviram relatos detalhados sobre o comportamento abusivo de Ford entre 2008 e 2020. Durante esse período, ele submeteu nove mulheres a violência física, psicológica e sexual. O ator foi condenado por 19 acusações, incluindo ameaças, agressões e sete casos de estupro.
Um dos crimes envolve o caso de "stealthing", prática de remover o preservativo sem o consentimento da outra pessoa durante o ato sexual, caracterizando um grave abuso de confiança.
Em 2017, Ford conheceu uma das vítimas pelo aplicativo Tinder. A mulher insistiu no uso de camisinha e lhe entregou o preservativo, mas depois foi comunicada que ele não usou. Posteriormente, Ford enviou uma mensagem minimizando a situação: "Basta tomar a pílula e, se estiver grávida, é só tirar."
Durante o julgamento, a vítima relatou: "Fiquei chocada e chateada. Eu não teria feito sexo com ele sem camisinha. Pedi para ele ir embora. Eu me senti completamente violada."
Além disso, Ford usava fotos íntimas das vítimas, tiradas sem consentimento, para chantageá-las e mantê-las sob controle.
O inspetor-detetive Steven Gray, da polícia da Escócia, definiu Ford como "um predador sexual perigoso e manipulador".