Famosos


Atualizado em

Erlan Bastos é vítima de fake news por sites local e nacional

Apresentador foi intimidado por notificações extrajudiciais falsas

O apresentador do programa Vida de Artista, da Rede Meio Norte, Erlan Bastos, está processando jornalistas, um site local e outro nacional por divulgarem fake news a seu respeito. Em matérias divulgadas, Erlan é apontado como fraudador de números do Ibope e que estaria sendo ameaçado de processo pelo instituto de pesquisa.

O apresentador conta que em janeiro recebeu uma notificação extrajudicial do Ibope porque tinha divulgado em redes sociais que o Vida de Artista era vice-líder de audiência, baseada em uma pesquisa interna. “Isso foi divulgado em redes sociais como se fosse uma pesquisa do Ibope, posteriormente. Embora não tenha entendido o porquê da notificação, rapidamente apaguei tudo”, revela.

Crédito: Raíssa Morais.

Após mais 20 dias Erlan Bastos recebeu mais uma nova notificação extrajudicial. “Nisso um cara lá de São Paulo publicou no blog Bastidores da TV, e o 180 graus, site local, republicou o mesmo documento, que acabou espalhando. Mas na última notificação que fui me ligar que foi enviado por um e-mail gmail, não algo corporativo. Achei estranho e mandei para minha advogada para que ela entrasse em contato com o Ibope, porque não havia lógica”, acrescenta.

A informação falsa foi amplamente divulgada. “Inclusive dois jornalistas do Piauí compartilharam a falsa notícia, inclusive um deles citou na televisão. Aí minha advogada falou com advogado do Ibope, e ele falou que não, que não sabia quem eu era e nem tinha assinado nada, não sabia de nada. Então descobrimos que alguém se passou pelo advogado do Ibope e que o documento era falso. O dono do site, do Bastidores da TV, publicou o documento sem qualquer checagem ou responsabilidade. Além de uma Fernanda Alves, jornalista de São Paulo, também publicou o documento falso”, aponta Bastos.

O Ibope se pronunciou e mandou um comunicado oficial falando que a notificação é falsa. “No dia 11 de março entrei com uma ação contra o Bastidores da TV, o 180 graus, Fernanda Alves e o CEO do Bastidores da TV. Os números que divulgamos eram de uma pesquisa interna que foi divulgada como do Ibope nas redes sociais. Outras pessoas pegaram e ficaram fazendo isso”, finaliza o apresentador de TV.

Veja a nota do Ibope: