"Um músico fantástico, sem vaidades. Participou do The Voice, viajou pro exterior, pra Europa, mas nunca perdeu sua essência", disse o músico Andinho Santo ao falar do amigo de infância, o cantor e ex-participante do programa The Voice, da TV Globo, Rafael Dias. Ele morreu aos 37 anos na madrugada desta terça-feira (9), logo após ser internado na UPA Centro-Sul, em Belo Horizonte. O corpo de Rafael foi cremado às 17h no cemitério Belo Vale, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cerimônia foi restrita a amigos e parentes.
Segundo a prima do cantor Bárbara Cordeiro dos Santos, ele foi até a unidade de saúde com fortes dores abdominais. Rafael foi internado para fazer exames, mas não resistiu.
"Ele fez uma consulta particular e o médico o orientou a procurar a UPA. Rafael estava com muitas dores e, acompanhado da mãe, ele foi para a unidade de saúde. Foi tudo muito rápido. Os rins pararam de funcionar, teve queda nas plaquetas e uma parada cardiorrespiratória, tudo isso aconteceu em poucas horas", explicou Bárbara.
A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte foi procurada para comentar sobre a morte em uma UPA da cidade e respondeu que o cantor deu entrada na unidade Centro-Sul às 13h40 desta segunda-feira (8) e foi submetido a exames, em acompanhamento pela equipe médica da unidade, "quando houve piora no quadro".
"Foram feitas manobras de ressuscitação, mas ele não resistiu. Foi constatado óbito na madrugada desta terça-feira" (9), disse a pasta.
'Sempre com um sorriso'
Para Andinho, que cresceu junto com Rafael na favela do Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte, o cantor será lembrado como uma pessoa cheia de empatia e de bem com a vida.
"Estava pronto para ajudar. Sempre com um sorriso. Um cara humano", disse o músico
Bárbara disse que a família está "desolada" com a morte do cantor.
"Estamos desolados, ele era cheio de vida e saúde, cheio de planos, com um coração gigante. É muito doloroso perder alguém assim tão rápido. A vida é um sopro", lamentou a prima.
Rafael participou do programa The Voice em 2015 e fez parte do time do cantor Lulu Santos.
Em entrevista ao Gshow na época, ele contou que começou a gostar de música por causa da capoeira.
“Isso era um projeto social do qual participei até meus 16 anos. As canções da capoeira me deixavam encantado. Eu tocava percussão e violão na época”, contou.
Em 2014, o cantor tinha participado do projeto internacional "Playing For Change".
O fotógrafo e amigo Thiago Cunha da Silva disse que viu Rafael pela última vez em dezembro de 2020, durante uma sessão de fotos.
"Conversamos muito durante as fotos. Rafa era um cara extremamente especial, cuidadoso, a gente trabalhava com arte. Ele com música e eu com mídia. Ele sempre me motivou bastante. Tudo o que vinha dele era sempre muito bom. Ele sempre me falava para colocar o coração na frente em tudo o que eu fizesse. Uma perda enorme", lamentou Thiago.
Atualmente, Rafael morava sozinho no bairro Santa Cruz, na Região Nordeste de BH. Ele deixou pai, mãe e três irmãos.