José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira (24) aos 66 anos. Desde 2013, ele sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), também conhecida como demência pugilística e que tem os mesmos sintomas do Alzheimer, mas provocados por golpes repetitivos na cabeça - condição comum em boxeadores.
A triste notícia foi confirmada pela esposa do peso-pesado, Irani Pinheiro, para o programa Balanço Geral. “A gente teve momentos bons, momentos ruins, mas Deus sempre esteve conosco”, afirmou.
O ex-boxeador tratava da doença no Centro Terapêutico Anjos de Deus, em Itu, no interior de São Paulo. Segundo informações da instituição, ele teve uma piora no quadro e foi transferido para o Hospital das Clínicas.
Maguila lutou profissionalmente entre 1983 e 2000. Ao todo, foram 85 lutas oficiais em 17 anos, com cartel impressionante de 77 vitórias - sendo 61 por nocaute -, sete derrotas e um empate técnico. Entre as lutas mais especiais, confrontos contra nomes como Evander Holyfield e George Foreman.
Vários famosos lamentaram a morte de Maguila. Confira a repercussão abaixo:
Acelino de Freitas-Popó (ex-lutador)
"Descanse em paz meu eterno campeão", disse ele ao compartilhar vídeo de antiga propaganda que protagonizaram juntos.
Guga Noblat (jornalista)
"Maguila, o Brasil te ama. Descanse em paz, herói".
Milton Neves (jornalista)
"Grande Maguila, um subestimado herói do esporte nacional. Descanse em paz, meu bom amigo...", lamentou nas redes sociais.
Babu Santana (ator e ex-BBB)
“Maguila é representatividade, é força, é luta, é resiliência e resistência.E é com muita tristeza e pesar que venho escrever esse adeus…Eu não estava pronto pra sua partida. Um homem querido, do bem, inteligentíssimo e muito bem-humorado. Quem teve a sorte de te conhecer de perto sabe o grande homem que você foi. E eu tive essa sorte. Lembro do dia em que você soube que eu iria te interpretar e você disse: “Que bom que é ele, porque é bonito igual a mim”. E tantas outras lembranças especiais que ficaram guardadas”.
A Confederação Brasileira de Boxe publicou uma nota em homenagem ao astro. "É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento de José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, aos 66 anos. Lamentamos profundamente a perda de um dos maiores boxeadores brasileiros da história. Maguila representava não só o boxe, mas todo o esporte brasileiro. Enchia-nos de orgulho e colocou a nobre arte na atenção do povo, contagiando a torcida que o acompanhava. Em resultados, foi campeão brasileiro, conquistou o Continental das Américas (WBC) e título mundial da Federação Internacional de Boxe (IBF). Mas para além deles, Maguila foi um expoente importante do boxe brasileiro até para aqueles que não conheciam a nobre arte. A comunidade toda do boxe está em luto, nossos sentimentos à família e amigos do nosso eterno campeão dos pesos-pesados!"