Neste sábado (14) o jornal norte-americano “The New York Times” publicou uma reportagem sobre o filme brasileiro "Ainda Estou Aqui", que reúne as atrizes Fernanda Torres e sua mãe, Fernanda Montenegro. A matéria destacou a atuação de ambas e repercutiu as chances da produção ser indicada ao Oscar 2025.
“Um blockbuster surpresa no Brasil alimenta esperanças de Oscar e de um acerto de contas”, destaca o The New York Times. O título é acompanhado por uma foto de Fernanda Torres, que interpreta a protagonista, Eunice Paiva, ao lado de sua mãe, Fernanda Montenegro.
“Décadas depois que sua mãe perdeu um Oscar, a brasileira Fernanda Torres pode ter a chance de ganhar uma estatueta de ouro com um papel em um filme que desencadeou uma profunda busca pela alma”, afirma o texto.
No filme, Montenegro aparece apenas por alguns minutos representando Eunice em seus últimos anos de vida. A matéria ressalta uma potencial indicação do longa brasileiro ao Oscar 2025, uma das premiações mais importantes do cinema mundial.
CHANCES DO OSCAR
Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1999 por performance no aclamado "Central do Brasil", dirigido por Walter Salles, o mesmo diretor de "Ainda Estou Aqui". Na época, Montenegro foi a primeira atriz latino-americana da história a ser indicada na categoria.
Para tristeza do Brasil, a atriz perdeu o prêmio para Gwyneth Paltrow. A norte-americana concorria na categoria por sua atuação no filme "Shakespeare Apaixonado", dirigido pelo inglês John Madden.