O documentário 'Chico: Artista Brasileiro' (2015), que narra a trajetória musical do artista brasileiro Chico Buarque nos últimos 50 anos, teria sido censurado pela Embaixada do Brasil em Montevidéu. A informação foi revelada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo nesta sexta-feira (13).
Confira o texto na íntegra:
"Quero informar como vão as coisas a caminho da estreia, finalmente, de 'Chico' no Uruguai. Junto a nossa associada ENEC, que além de distribuidores são exibidores, tínhamos planejado estrear o filme no Festival Cine de Brasil 2019, que acontece em outubro, e, entre outros, é patrocinado pela Embaixada do Brasil em Montevideo.
Esta manhã recebi com surpresa uma mensagem do exibidor dizendo que lhe ligaram da embaixada para 'pedir' que NÃO seja exibido o filme de Chico neste festival. Se é lógico devido à situação política no Brasil, no Uruguai é muito grave que se censure a exibição de um filme, sendo que neste caso a JMB Filmes do Uruguai é distribuidora e esse ato afeta nossos interesses.
Acrescendo mais abaixo cópia da mensagem oficial de ENEC (sócios-proprietários da sala ALFA/BETA) me comunicando e um arquivo anexo de áudio de chamada de uma senhora, supomos que do Brasil, que avisa à sala da decisão da embaixada do Brasil no Uruguai".