Na segunda-feira, dia 16 de maio, se comemorou o Dia do Gari, Ritta Mattos, que ficou conhecida nacionalmente como a 'Gari Gata', relatou durante uma entrevista, que sofre preconceito. Para quem não se lembra, a bela foicapa da "Playboy"de julho do ano passado e causou alvoroço nas redes sociais com suas fotos um tanto apimentadas.
"O povo tem muito preconceito com nós, garis. Já houve situações em que eu pedi um copo de água na rua e não quiseram que eu devolvesse o copo, com nojo de mim. É triste, mas acontece, e eu tiro de letra. É comum também as pessoas nos olharem no ônibus com cara de nojo, acharem que a gente está fedendo, pelo simples fato de trabalharmos com lixo. Mas eu só ando cheirosinha", desabafou.
Funcionária da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) fala do orgulho de trabalhar como gari.
"Tenho orgulho em ser gari, acho um trabalho muito digno, mas, por outro lado, é triste ver que existe tanta gente com falta de educação. O povo prefere jogar o lixo nas ruas do que nas lixeiras espalhadas pela cidade. E isso acaba prejudicando não só o nosso trabalho, mas também a própria população, que sofre com as enchentes em bueiros quando chove, devido ao lixo que é despejado nas ruas", acrescentou.
'Gari Gata', que agora atua como modelo, diz que não se incomoda com o assédio. "Sempre existiu e nunca me incomodou. Agora, mais conhecida, aumentou. Mas sempre de forma muito respeitosa. Disso, não tenho do que reclamar", brinca.