Famosos


Atualizado em

Gusttavo Lima é indiciado por lavagem de dinheiro e organização criminosa

A informação foi obtida pelo programa Fantástico, que teve acesso exclusivo à investigação completa.

O cantor Gusttavo Lima foi indiciado por suspeita de envolvimento em crimes de lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. A informação foi obtida pelo programa Fantástico, que teve acesso exclusivo à investigação completa.

A Polícia Civil de Pernambuco, no âmbito da Operação Integration, tomou essa medida, que tem como alvos 53 pessoas em seis estados brasileiros. Entre os investigados estão bicheiros, empresários e a influenciadora digital Deolane Bezerra, além do cantor.

O indiciamento ocorreu no dia 15 de setembro, e agora o Ministério Público deve decidir se formaliza ou não uma denúncia contra Gusttavo Lima na Justiça. A defesa do cantor nega qualquer irregularidade.

Apreensão de dinheiro vivo e notas fiscais

Durante as investigações, a polícia apreendeu R$ 150 mil em dinheiro na sede da empresa Balada Eventos e Produções, localizada em Goiânia (GO), que é responsável pelos shows de Gusttavo Lima.

Além disso, foram encontradas 18 notas fiscais sequenciais emitidas no mesmo dia e com valores fracionados por outra empresa do cantor, a GSA Empreendimentos, para a PIX365 Soluções (ligada à Vai de Bet), que também está sob investigação. As transações somam mais de R$ 8 milhões, relacionadas ao uso da imagem e da voz do cantor.

De acordo com a polícia, o dinheiro em espécie e as notas fiscais são considerados indícios que apontam para o crime de lavagem de dinheiro.

Entendendo o crime de lavagem de dinheiro

O advogado criminalista Rodrigo Andrade Martini explica que a lavagem de dinheiro consiste no processo pelo qual recursos obtidos de forma ilícita são inseridos na contabilidade de uma pessoa ou empresa. “Esse crime ocorre quando alguém, após cometer uma infração, obtém dinheiro ou bens de origem ilegal e precisa dar uma aparência de legalidade a esses valores”, esclarece.

Martini também menciona que esse processo geralmente envolve transações fictícias, como a compra de bens móveis ou imóveis, a prestação de serviços simulados ou a emissão de notas fiscais falsas.

O advogado ressalta a importância de verificar se Gusttavo Lima tinha conhecimento da origem ilícita do dinheiro envolvido nas transações sob investigação. "Se a pessoa não tem consciência da estrutura de lavagem de dinheiro, ela não pode ser responsabilizada pelo crime. Mas, se souber, deve ser investigada e, se for o caso, punida com o rigor da lei", conclui Martini.