Jassa, antigo cabeleireiro e companheiro próximo de Silvio Santos (1930-2024), realizou um tributo ao apresentador, que teria completado 94 anos nesta quinta-feira (12). Silvio, que faleceu aos 93 anos, foi vítima de broncopneumonia em 17 de agosto.
relação de amizade
Em uma publicação no Instagram, uma foto dos dois foi divulgada, onde aparecem juntos na Praça Silvio Santos, espaço localizado dentro do salão Jassa Hair Studio, na cidade de São Paulo.
A relação profissional entre Jassa e Silvio começou de forma inusitada. "Conheci o Silvio, como todos, vendo TV. Em 1974, participei de alguns campeonatos de penteado de cabelo e fiquei amigo de um colunável, chamado Carlos Armando. Comentei que tinha ganhado um concurso, mas não conhecia ninguém da imprensa [para divulgar]", iniciou.
"Ele decidiu me dar uma força e dei uma entrevista para o Jornal Hoje, na Globo. Depois, assinei os cabelos de uma peça com Paulo Goulart e Nicette Bruno. No meio dessa turma, estava o dono da confecção de ternos do Silvio Santos. Quando o Silvio viu o cabelo desse rapaz, chamado Gustavo, ele falou: 'Quero cortar o cabelo com esse cara que cortou o seu'", relembra.
O cabeleireiro narra, de maneira bem-humorada, a reação de Silvio ao ser informado sobre o custo do serviço a domicílio. "Na hora de ir embora, foi engraçado. Ele não sabia o preço do corte à domicílio era mais caro. Expliquei ainda que teria que fazer sempre o cabelo dele, para que não chegasse com penteados diferentes a cada dia na TV. Fiz um preço enorme e ele topou", disse ele.
"Em 15 de fevereiro de 1975, em uma edição do Troféu Imprensa, na época exibido na Globo, ele apareceu com o penteado e falou de mim por 15 minutos no ar. Silvio foi a loteria que eu ganhei a longo prazo."
Na década de 2000, a entrada do salão de Jassa se tornou um ponto de interesse de jornalistas, principalmente os do programa Pânico na TV, que buscavam entrevistas com o apresentador. Silvio costumava frequentar o salão antes das gravações de seu programa.
Mesmo com sua resistência a entrevistas, Silvio chegou a conceder algumas respostas na porta do salão, como no caso do Repórter Vesgo. Durante a pandemia e o afastamento das atividades televisivas, as visitas ao salão se tornaram menos frequentes. Ainda assim, Jassa continuou a atender o apresentador tanto em sua casa quanto no salão. Algumas das imagens mais recentes do comunicador foram feitas ao lado do cabeleireiro, que manteve o vínculo profissional e pessoal até o fim.