Rosalba Nable, de 60 anos, mãe da atriz Isis Valverde, de 37 anos, compartilhou com seus seguidores no Instagram que foi diagnosticada com câncer de mama em maio deste ano. Ela descreveu os desafios que enfrentou desde o diagnóstico, mencionando a falta de empatia e o comportamento inadequado de algumas pessoas ao seu redor.
"O mundo realmente precisa de empatia e acabei vivendo, nesse meu momento, coisas difíceis de digerir, porque a gente se depara com tanta gente ruim, pessoas que não respeitam nada, nem ninguém. Passei por isso agora, inclusive com a 'pseudofamília', 'pseudo amigos' e a terrível imprensa marrom (risos). Só recebi o diagnóstico final de CA [câncer] no dia 15/05, mas já haviam me diagnosticado antes disso. Com muita crueldade até. Enfim, faz parte. Mas isso também não importa. Tem muito amor de verdade em minha vida. Dá para superar essa falta com tranquilidade", afirmou.
CISTO DETECTADO NOS EXAMES DO ANO PASSADO PASSOU DESPERCEBIDO.
"Mas um cisto, que apareceu nos exames do ano passado, março de 2023, passou despercebido. Disseram que é o procedimento correto, que um cisto deve ter acompanhamento anual, mas esse cisto já era um sinal de alerta. No meu caso, principalmente, por conta do histórico familiar. Se eu tivesse tido a orientação correta, talvez não precisasse fazer quimioterapia, nem radioterapia. Fiquem de olho nisso. Qualquer sinal diferente deve ser observado com atenção", alertou ela.
Rosalba iniciou o tratamento com quimioterapia no final de junho. Em casa, ela relatou que não está sentindo nenhum efeito colateral ou sintomas graves, e revelou já ter cortado o cabelo devido a queda dos fios que irão ocorrer após 15 dias de quimio.
"Fiz a primeira quimioterapia no dia 27/06 e passo bem (serão 4 vermelhas e 4 brancas). Estou em casa, isso ajuda bastante. Dia 11, farei a segunda. De 15 em 15 dias. Não estou sentindo nada por enquanto. Mas tenho um caminho difícil para percorrer agora. Após, radioterapia por um mês e 5 anos de bloqueio hormonal. Ontem já cortei os cabelos bem curtinhos porque me disseram que a queda inicia com 15 dias. Também estou digerindo isso ainda. Amo cabelos longos. Isso doeu também. E vai doer mais", afirmou.
Suporte
"Vou tentar falar com vocês quando der. E se der. Espero que entendam caso eu falte aqui. Vou me esforçar para estar mais presente, para que tenham um norte, caso aconteça com vocês (o que não desejo nunca, do fundo do meu coração). Confesso que nem em meus piores pesadelos imaginei viver algo assim. Mas é isso. Aqui não existe revolta, nem vitimismo. Seria hipocrisia dizer que não estou, literalmente, sem chão e com muito medo. Mas deve haver alguma lição para ser tirada de tudo isso. Algo para aprender. E se Deus tem me preparado, e tem (porque minhas lágrimas secaram), que assim seja", disse.
diagnóstico
Após enfrentar uma sinusite crônica desde dezembro de 2023 e passar por consultas com três médicos, vários exames e tratamentos sem resultados, uma tomografia de pulmão identificou alterações nos linfonodos da axila esquerda. Isso levou à realização de uma ultrassonografia de mama em 6 de maio, que identificou um nódulo na mama esquerda e indicou a necessidade de uma biópsia imediata.
A cirurgia ocorreu em 22 de maio, resultando na remoção de próteses de silicone de ambos os seios e na reconstrução da mama esquerda com retalho de músculo grande dorsal. Rosalba passou a usar três drenos e teve quatro linfonodos contaminados removidos.
Ela descreveu o processo como extremamente doloroso e difícil, destacando que não é algo que pode ser romantizado.
A filha, Isis Valverde, expressou seu apoio e amor, declarando: "Te amo! Você é gigante!"