O cantor e compositor britânico David Bowie faleceu neste domingo (10), aos 69 anos, em razão de um câncer. Lenda da música, ele lutava contra a doença há 18 meses, de acordo com comunicado postado na página oficial do músico no Facebook.
“David Bowie morreu em paz hoje cercado por sua família após uma corajosa batalha de 18 meses contra o câncer”, diz a nota.
Muitas pessoas não acreditaram e chegaram a afirmar que a morte do cantor não passaria de um boato, mas o filho de Bowie, Duncan Jones, disse lamentar ter de confirmar que era mesmo verdade. “Muito triste por dizer que é verdade. Estarei fora por um tempo. Amo vocês, obrigada pelo carinho e orem pelo meu pai.”, escreveu.
David Jones nasceu no bairro londrino de Brixton (Inglaterra), Bowie começou a tocar saxofone aos 13 anos. Ele alcançou a fama na Europa com Space Oddity, de 1969.
Mas foi a representação por Bowie do astro do rock bissexual e alien Ziggy Stardust, em 1972, que o alçou ao estrelato mundial. Bowie e Ziggy, vestindo figurinos e maquiagem extravagantes e andróginas, com um cabelo laranja, sacudiram o mundo do rock.
Bowie se manteve longe dos holofotes desde que passou por uma cirurgia cardíaca da emergência em 2004, mas comemorou o aniversário de 69 anos, na última sexta-feira (8), com o lançamento de um novo álbum, Blackstar, que foi bem-recebido pelos críticos.