Famosos


Atualizado em

Morre Roberta Flack, dona do hit Killing Me Softly With His Song, aos 88 anos

A informação foi publicada pelo The Post, após uma declaração do representante da vencedora do Grammy anunciar seu falecimento

Morreu na manhã desta segunda-feira (24), aos 88 anos, a cantora Roberta Flack, dona do hit Killing Me Softly With His Song. A informação foi publicada pelo The Post, após uma declaração do representante da vencedora do Grammy anunciar seu falecimento.  

“Ela morreu em paz, cercada por sua família. Roberta quebrou limites e recordes. Ela também era uma educadora orgulhosa”, disse.

PROBLEMAS DE SAÚDE

Nos últimos anos, Roberta Flack enfrentou diversos problemas de saúde. No fim de 2022, ela revelou publicamente que havia sido diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença neurodegenerativa progressiva e irreversível, que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia motora e morte precoce. Na época, sua empresária afirmou que a condição havia tornado impossível para Flack cantar e dificultava sua fala, mas destacou que "seria preciso muito mais do que ELA para silenciar esse ícone".  

Roberta Flack. Foto: 

Jack Robinson / Arquivo Hulton via Getty Images

Mesmo com as limitações impostas pela doença, Flack não deixou de lado sua paixão pela música. Ainda em 2022, sua empresária declarou que a cantora e pianista planejava continuar ativa em suas atividades musicais e criativas por meio de sua fundação homônima e outros meios, mantendo viva sua influência no cenário artístico.

CARREIRA

Roberta Flack foi conhecida por sucessos como Killing Me Softly With His Song e The First Time I Ever Saw Your Face, esta última marcando a trilha sonora do filme Destinos nas Trevas (1971). Com essas canções, a cantora conquistou dois Grammys consecutivos de Gravação do Ano, em 1973 e 1974, tornando-se a primeira artista a alcançar esse feito.  

Ao longo de sua carreira, Flack recebeu cinco Grammys em 14 indicações e lançou 15 álbuns, sendo o último Let It Be Roberta (2012), um tributo aos Beatles. Em 2022, sua empresária afirmou que a cantora e pianista ainda planejava seguir ativa na música e em atividades criativas por meio de sua fundação e outros projetos.