O Ministério Público de São Paulo, nesta segunda-feira (13/1), decidiu encerrar a denúncia de injúria racial apresentada contra Ana Paula Minerato. Para os que não se recordam, a personalidade do Carnaval teve um áudio exposto, onde proferia comentários racistas dirigidos à cantora Ananda, integrante do grupo Melanina Carioca. A ex-apresentadora da band usou suas redes sociais para comemorar usando uma imagem de reflexão: "É que no final... O bem sempre vence o mal! - e escreveu "O bem e a verdade".
o que diz o promotor do caso?
De acordo com o promotor Carlos Alberto Scaranci Fernandes, a acusação não foi suficiente para dar continuidade ao processo, resultando no arquivamento por insuficiência de provas. As informações foram divulgadas pelo site Notícias da TV.
“Após análise do caso, concluo que não há motivo legítimo para prosseguir”, declarou o promotor em sua decisão, ressaltando a ausência de contexto ou de uma descrição detalhada dos eventos mencionados no documento.
Carlos Alberto Scaranci também ressaltou que, se surgirem novas provas, o processo pode ser reaberto, conforme estipulado pelo artigo 18 do Código de Processo Penal. “Resta apenas determinar o arquivamento, pois não há razão justificável para a apuração do crime”, finalizou o promotor.
Relembre o ocorrido
As ofensas foram proferidas pela ex-participante do reality show "A Fazenda" durante uma conversa com seu ex-namorado, o rapper KT. “A empregada [doméstica], a do cabelo crespo. Você gosta de cabelo crespo, KT? Eu não sabia que você curtia meninas de cabelo crespo”, começou ela. O rapper tentou intervir, mas sem sucesso: “Seu comentário é bem...”, iniciou ele, mas foi interrompido.
Logo após, ela continuou com as ofensas: “Você gosta de meninas de cabelo crespo, de negras? Por isso ali é negra, né, alguém ali, um pai ou a mãe, veio da África, tá na cara”, disse ela. Em outra tentativa, KT sugeriu: “Não tem problema, querida [as características da moça]. Você não tem ideia do ambiente em que está. Está falando isso em voz alta”, alertou ele.
Mesmo assim, Ana Paula Minerato demonstrou ainda mais ciúme: “Não tem problema? Sério? Por que você se importa tanto com ela?”, questionou, sendo respondida pelo ex: “Eu me importo com todos, querida. De verdade, você não me conhece”, afirmou ele, calmamente. No final da conversa, ela fez mais comentários preconceituosos: “Comigo você não teve, né? Nossa, cara, ela é feia, hein? Caramba, aquela faixa de negra que ela usa é zoada, hein. Nossa, achei que ela fosse mais bonita”, zombou.