A Polícia Civil espera o resultado do laudo necroscópico que vai determinar a causa da morte do cantor Nahim. O prazo para o exame, realizado pelo Instituto Médico Legal (IML), ficar pronto é de 30 dias.
Além disso, a delegacia responsável pelo caso buscará imagens de câmeras de segurança que possam ter registrado os últimos momentos de Nahim em sua residência em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Policiais também vão ouvir testemunhas que encontraram o corpo caído na escada e acionaram uma viatura da Polícia Militar.
Familiares e amigos vão prestar depoimentos. O objetivo de toda essa colheita de provas é esclarecer como Nahim morreu na quinta-feira (13), após cair da escada no quintal de sua casa em Taboão.
Após o chamado das testemunhas, a polícia encontrou Nahim morto. Ele tinha 71 anos e vivia sozinho com seus cães. Nahim alcançou sucesso nos anos 80 com músicas populares e bregas.
A casa onde Nahim morava não apresenta sinais de invasão ou roubo. O caso está sendo investigado pelo 1º Distrito Policial (DP) da cidade como "morte suspeita".
PRINCIPAL HIPÓTESE DA POLÍCIA
"A principal suspeita dos peritos é de morte natural: Nahim pode ter sofrido um mal súbito, caído, batido a cabeça e falecido devido a um traumatismo craniano", afirmou o delegado Hélio Bressan, seccional em Taboão. "Mas precisamos aguardar o resultado do laudo do IML para confirmar essa hipótese."
Apesar disso, a polícia também considera outras possibilidades para esclarecer a morte de Nahim. Além da hipótese de morte natural, estão sendo investigadas a possibilidade de uma queda acidental e a de um possível crime, como homicídio.
"Não podemos descartar a possibilidade de Nahim ter tropeçado, caído, batido a cabeça e morrido, ou ainda de ter sido empurrado por alguém", disse Bressan.
"O próprio IML determinará se ele ingeriu alguma substância tóxica que possa estar relacionada à sua morte. Há muitas questões a serem investigadas. Ele pode ter tido um infarto ou um AVC. Quem determinará isso será o laudo", completou o delegado.
DEPOIMENTOS DE TESTEMUNHAS E CONHECIDOS DO CANTOR
Bressan informou que, entre as pessoas a serem ouvidas, está um funcionário de uma empresa de telefonia que acionou a polícia ao ver Nahim caído na escada do quintal. "Queremos entender como ele conseguiu ver Nahim caído de onde estava. Se necessário, faremos uma reconstituição no local."
As ex-mulheres de Nahim também serão ouvidas pela investigação. Segundo o delegado, Andreia de Andrade prestou depoimento na quinta-feira. "Apenas a Justiça pode determinar o que realmente aconteceu", informou a assessoria dela.
Na quinta e na sexta-feira, ocorreu o velório de Nahim na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Fãs, parentes e amigos se despediram do cantor. O caixão foi levado sob aplausos e músicas cantadas pelos presentes.