Famosos


Atualizado em

Publicitário Washington Olivetto morre, aos 73 anos, no Rio de Janeiro

Ele estava há cinco meses internado após complicações em uma cirurgia no pulmão e morreu de falência múltipla de órgãos

O publicitário Washington Olivetto morreu neste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. 

Ele estava internado há cinco meses após complicações em uma cirurgia no pulmão e morreu de falência múltipla de órgãos.  

"O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes", informou a nota. 

Publicitário Washington Olivetto, morre aos 73 anos Foto: Divulgação 

Olivetto nasceu em São Paulo, em 1951. Apesar de ter feito faculdade de publicidade na FAAP, não concluiu o curso. Iniciou sua carreira profissional em 1969, aos 18 anos. 

Considerado o 'gênio da publicidade', Olivetto foi o criador de campanhas icônicas como o 'Garoto Bombril', os 'casais Unibanco' e o 'primeiro sutiã Valisère', entre outras. Também foi um dos idealizadores do movimento “Democracia Corinthiana” enquanto atuava como vice-presidente do clube em 1981. 

Em 2001, o profissional foi sequestrado perto de sua casa, em Higienópolis, na região central de São Paulo, por um grupo de chilenos e argentinos, que planejaram a ação ao longo de 10 meses. Somente após 53 dias, ele se viu livre do cativeiro.

Morre Washington Olivetto, aos 73 anos Foto: Divulgação 

Os sequestradores pediram um resgate de R$ 10 milhões, que nunca foi pago. O caso foi solucionado pela polícia, que prendeu seis sequestradores. O mentor do crime foi o chileno Norambuena, ex-guerrilheiro que havia fugido de uma prisão na capital do país, Santiago. 

Vários famosos, políticos, autoridades e clube de futebol lamentaram a morte de Washington Olivetto. Confira a repercussão abaixo: 

Boninho

"Meu querido amigo, Washington Olivetto, gênio da publicidade. Incrível e especial. Voa mais alto agora. Descansa", escreveu Boninho, em uma rede social.

Lulu Santos

"Conheci Washington Olivetto há mais de 40 anos e, ao longo do tempo, nos tornamos amigos, grandes amigos, praticamente familiares. Durante esses mais de 40 anos, sempre saí de todos os nossos encontros e incontáveis conversas, sobre qualquer assunto, com a sensação de ter aprendido algo novo ou adquirido uma nova perspectiva sobre a vida, as pessoas e os fatos. Uma troca valiosa", disse o cantor e compositor.

"Hoje, ele nos deixa e, certamente, terá páginas e mais páginas dedicadas à sua vitoriosa trajetória profissional, assim como à sua verve e humor pessoais. A mim, cabe apenas dizer que sentirei imensa falta, embora não me faltem as memórias e os ensinamentos que guardo com carinho.

Nos solidarizamos, Clebson e eu, com sua querida Patricia, seus filhos Homero e os gêmeos Antônia e Theo, a quem tive o privilégio de ver nascer. Saudade".

Corinthians

"O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento do publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, que aconteceu na tarde deste domingo (13). Um dos ícones da publicidade, herdou a paixão pelo Corinthians de seu tio Armando.

Olivetto foi vice-presidente de Marketing do Clube e além de ser um dos fundadores do movimento Democracia Corinthians. Autor dos livros 'Corinthians x Outros' e 'Corinthians – É Preto no Branco'.

O Corinthians se solidariza com a família nesse momento de dor".

Randolfe Rodrigues (senador) 

"Hoje perdemos um dos maiores publicitários brasileiros. Criador de campanhas icônicas e do célebre movimento da 'Democracia Corinthiana' Washington Olivetto deixou seu nome cravado na história da publicidade. Meu abraço fraterno nos familiares e amigos".

Paulo Ricardo (cantor)

"Washington era um gênio e um querido, apaixonado pela música brasileira, e me deu o privilégio de participar de minha canção 'King of the Marketing', do CD Zum Zum, onde, com toda a paciência, conversou longamente comigo pra pescarmos algumas de suas pérolas num rap improvável. RIP meu amigo, um dos maiores publicitários de todos os tempos, que deixou sua marca na lembrança de cada um de nós…".

Martha Medeiros (escritora)

"Muito triste com a partida de Washington Olivetto, mestre de todos nós. Trabalhei em publicidade por mais de 13 anos, com uma passagem rápida pela DPZ de Porto Alegre. Tudo o que sabemos sobre propaganda, foi com ele que aprendemos. Descanse em paz, W de todo o Brasil".  

Felipe Neto (youtuber)

"O maior publicitário da história do nosso país nos deixou hoje. Vá em paz, Washington Olivetto 🖤".

Alexandre Padilha (ministro) 

"LUTO! Partiu o grande Washington Olivetto. Um dos maiores publicitários do Brasil responsável por grandes campanhas e inclusive a Democracia Corinthiana. Meus sentimentos aos amigos e familiares".

Astrid Fontenelle ( apresentadora)

"Nenhum publicitário ficará chateado comigo se eu falar que Washington Olivetto foi o Pelé da propaganda. Gênio na sua trajetória com inúmeros cases de MUITO sucesso e criador da DEMOCRACIA CORINTHIANA.

Aprendi com ele , lá nos 1990 , que reuniões não deveriam durar mais de cinco minutos. Talvez para quem seja gênio. Meus sinceros sentimentos a sua esposa e filhos. Hora de descansar".

Wilson Simoninha (cantor e compositor)

"A importância do Washington Olivetto foi muito além de revolucionar a publicidade, ele com sua genialidade nos fez ter orgulho do Brasil e de quem somos, ele contribuiu para a cultura e ajudou a formar outros geniais. Que privilégio ter crescido no seu tempo, ter trabalhado com ele e de me tornar seu amigo.

Patricia, Homero, Antônia, Theo, Ivani e toda família meus sentimentos".

Lucio Mauro Filho (ator) 

"Washington Olivetto, gênio da publicidade mundial, orgulho do Brasil! Descanse em paz mestre!"

Aloizio Mercadante ( presidente do BNDES)

"Recebo com profunda tristeza a informação sobre a morte de Washington Olivetto, um gigante da publicidade e vencedor de inúmeros festivais de Cannes. Olivetto foi um dos criadores da Democracia Corinthiana, movimento fundamental para alavancar o movimento da Diretas Já, que acabou por derrotar definitivamente a ditadura militar.

Também foi reconhecido pela perspicácia, inovação e criatividade no mercado publicitário. Tivemos bons momentos de convivência e foi um privilégio presenciar a criatividade e a bagagem cultural de Olivetto.

Neste momento de dor, manifesto publicamente meus sentimentos de solidariedade e pêsames para todos os familiares, amigos e admiradores do trabalho de Olivetto. Deixo um abraço especial para a esposa Patrícia e para os filhos do publicitário".