Famosos


Atualizado em

Record sofre ataque hacker e interrompe a programação ao vivo

A invasão do sistema aconteceu por volta das 9h quando era exibido o programa Fala Brasil. O programa só terminaria às 12h

Um ataque hacker surpreendeu funcionários e público da Record TV na manhã deste sábado (8/10). Diante do ocorrido, a emissora foi obrigada a interromper a exibição ao vivo. A invasão do sistema aconteceu por volta das 9h quando era exibido o programa Fala Brasil. O programa só terminaria às 12h.

Programa Fala Brasil foi interrompido e saiu do ar - Foto: Reprodução

Para a coluna LeoDias, fontes informaram que a Record estaria enfrentando problemas, não conseguindo exibir programas ao vivo. Outro fator preocupante relatado é que existiria o risco de que todo o sistema de arquivos se perdesse com o ataque.

Os funcionários acabaram sendo dispensados até que a situação seja resolvida. Após o ocorrido, o público usou as redes sociais para relatar dificuldade em acompanhar a programação ao vivo no aplicativo do serviço de streaming da Record, o PlayPlus.

No entanto, o tempo real do reality rural A Fazenda parece não ter sido afetado pelo ataque hacker e é transmitido normalmente. A assessoria de imprensa da Record TV, foi procurada, mas ainda não se pronunciou.

Afiliada da Globo em Goiás também já sofreu ataque hacker

O Grupo Jaime Câmara, responsável pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, sofreu um ataque hacker no último dia 25 de setembro, que bloqueou o acesso aos sistemas da empresa. O grupo também opera a rádio CBN Goiânia e é dono dos jornais O Popular e Jornal do Tocantins.

O ataque cibernético foi confirmado pelas redes sociais da TV Anhanguera na noite de segunda (26). Segundo a nota, os dados dos usuários estão protegidos por criptografia e não há risco de vazamento. Os sites dos quatro veículos seguem fora do ar na tarde desta quarta-feira (27). Já os sites hospedados nos servidores da Globo, como o G1 Goiás e o Globo Esporte de Goiás, estão funcionando.

Ofensivas que bloqueiam o acesso aos sistemas de uma empresa geralmente são feitas com o chamado ransomware. Nesse método, criminosos invadem os computadores e criptografam os arquivos (ou seja, exigem uma senha para acesso). Para normalizar o sistema, cobram um resgate.