Após o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a atriz Regina Duarte fez uma publicação, em seu Instagram, que gerou bastante polêmica. A artista criticou a data e questionou por quanto tempo as pessoas irão se vitimizar por algo que aconteceu no passado.
“Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda…? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas? Quando vamos parar de olhar pra trás e enfrentar o hoje e nós olharmos com a coragem da cara limpa? maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade, de sermos… HUMANOS? Simplesmente IRMÃOS?”, escreveu Regina Duarte em seu Instagram.
A atriz ainda compartilhou um vídeo de Morgan Freeman em que o astro de Hollywood questiona o Mês da Consciência Negra.
A postagem gerou tanta repercussão que a atriz precisou bloquear os comentários. Mas a polêmica se estendeu para o Twitter. Tanto que seu nome foi parar entre os assuntos mais comentados com muita gente criticando o seu comentário.
Regina "sem Arte" clama por dia da consciência branca... Um espantalho egocêntrico, poço de vergonha alheia... Regina Duarte tenha vergonha na cara e se recolha em sua ignorância.
— RAFAEL SARDÃO (@RafaelSardao) November 22, 2021
Regina Duarte é a cara, a cópia e a caricatura da elite brasileira. Quem não conhece uma Regina Duarte? Eu conheço centenas
— essa mesmo (@ferneurada) November 22, 2021