
Um vídeo divulgado nesta quinta-feira (20) mostra que Rodrigo Faro foi alvo de um golpe ao fazer uma videochamada e mostrar seu extrato bancário para um estelionatário. O criminoso teve acesso a informações da conta e solicitou que o apresentador abrisse o aplicativo do banco e compartilhasse a tela do celular.
Durante a videochamada, o criminoso usou a foto do advogado Lucas Collantoni para se passar por ele e aplicou o golpe. O estelionatário deu uma série de instruções para o apresentador e alegou que Rodrigo Faro teria vencido um processo e precisava conferir um valor na conta bancária.
Confiando na falsa informação, Faro compartilhou a tela do celular com o aplicativo do Itaú Unibanco aberto e mostrou seu extrato bancário. No entanto, ele não encontrou o valor mencionado pelo golpista. Ainda não há detalhes sobre eventuais prejuízos financeiros sofridos por Faro.
FALSO ADVOGADO
O advogado Lucas Collantoni esclareceu que não tem qualquer envolvimento com o golpe e que sua imagem foi usada indevidamente pelos criminosos. Ele afirmou que já tomou as providências legais e registrou um boletim de ocorrência pela internet. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que está apurando o caso para identificar e responsabilizar os envolvidos.
NOTA DO BANCO
O Itaú Unibanco esclareceu, em nota, que Rodrigo Faro foi vítima de um golpe de falso advogado, um crime que tem se tornado mais comum nos últimos meses. O banco afirmou que não houve falha de segurança no aplicativo, já que a vítima acessou a conta usando identificação facial e senha pessoal.
A instituição reforçou a importância de nunca compartilhar dados bancários com terceiros e orientou os clientes a denunciarem qualquer tentativa de golpe às autoridades. Informações sobre medidas de segurança estão disponíveis no site oficial do banco: itau.com.br/seguranca
Com informações do G1.