Morreu nesta sexta-feira (6), o pianista consagrado como astro internacional da música brasileira, Sergio Mendes, aos 83 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Familiares do músico confirmaram o falecimento ao jornal O Globo, porém não revelaram a causa da morte. Ele vinha enfrentando problemas de saúde relacionados a doenças respiratórias desde o fim de 2023.
MUDANÇA PARA OS EUA
Sergio já morava há seis décadas em Los Angeles, nos Estados Unidos, ao lado da esposa, a também cantora Gracinha Leporace, com quem mantinha um casamento de mais de 50 anos. O casal também era parceiro musical. A mudança para os Estados Unidos ocorreu em decorrência da instabilidade no Brasil após o golpe militar de 1964.
TRAJETÓRIA
O pianista foi o principal expoente do samba-jazz. Sua versão de ‘Mas Que Nada’, composta originalmente por Jorge Ben Jor, foi um sucesso nos Estados Unidos e, quarenta anos depois, em 2006, foi regravada pela banda norte-americana Black Eyed Peas. Além disso, Sergio foi o músico brasileiro com mais canções emplacadas no top 100 das paradas dos EUA.
IMPRENSA INTERNACIONAL REPERCUTIU
A morte do astro da música brasileira teve repercussão na imprensa internacional. Sites como Daily Mail, TMZ, Fox, entre outros, divulgaram o caso, relatando a trajetória do artista.