Como de costume em nosso país, o local onde pessoas famosas são enterradas acaba virando um ponto turístico. Recentemente com a morte do apresentador Silvio Santos, muitas pessoas se perguntam se é possível visitar o túmulo do dono do SBT.
Silvio está enterrado no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo, mas o acesso para visitantes tem sido dificultado. Vale pontuar que o local não tem acesso liberado ao público, por ser considerado um templo sagrado.
COMO VISITAR
Após seu sepultamento no último domingo (18) o cemitério teve sua segurança reforçada. A morte do comunicador aumentou a procura por visitas ao local, principalmente curiosos que desejam visitar o túmulo onde o corpo de Silvio está sepultado.
Até mesmo pessoas da comunidade judaica precisam comprovar que pertencem à religião para acessar o cemitério. Como é de costume da religião judaica, os judeus não tem o costume de realizar homenagens aos mortos em seu local de sepultamento.
CERIMÔNIA
Alguns rituais específicos são conduzidos pela Chevra Kadisha (Sociedade Sagrada) após a morte de um judeu. Um deles inclui a lavagem completa do corpo, simbolizando a limpeza e purificação da alma para a passagem para o próximo mundo.
O corpo é envolta por uma mortalha simples branca de linho, representando a igualdade de todos perante Deus. Próteses, lentes de contato e dentaduras são retiradas, não podendo ser enterradas com o corpo.
Não pode ser feito velório com caixão aberto, as tradições apontam que o corpo deve ser enterrado o mais rápido possível, pois enquanto não for, a alma ainda não está em repouso.