Voltou a circular nas redes sociais um vídeo em que Chico Buarque afirma comprar músicas de compositores anônimos. O registro, no entanto, está fora de contexto, e a compra das canções não é real.
FORA DE CONTEXTO
O registro circula nas redes sociais desde 2023 e, embora seja apontado como um produto criado por Inteligência Artificial, as falas realmente foram ditas pelo cantor. No entanto, tratava-se de uma brincadeira, feita ao fim da gravação do documentário ‘Desconstrução’ de 2006.
“DESCONSTRUÇÃO”
O documentário retrata os bastidores do álbum homônimo do carioca. Os registros são públicos e podem ser acessados por qualquer pessoa. No vídeo original, Chico diz em tom de ironia: "O nome dele é Ahmed. E Ahmed tem o seguinte: ele me fez assinar uma cláusula que não pode mexer na harmonia dele. (...) Esses caras me abordam na rua e vão vendendo músicas para mim. E eu vou comprando. Geralmente eu compro os mesmos que já conheço há mais tempo. Aí, quando é hora de gravar o disco, eu ligo: 'Tem samba bom pra vender, tem uma canção, tem não sei o quê? Alguma novidade?' Eu tenho uns oito ou nove compositores habituais. São compositores anônimos. Estão por aí e o meu trabalho é buscar."