O Google entrou com uma ação na Justiça americana alegando que a Microsoft está sendo favorecida nos processos de seleção de empresas que fornecem serviços ao governo dos Estados Unidos.
Segundo o jornal americano "Los Angeles Times", a decisão do Google se enquadra na estratégia da empresa de aumentar sua presença nos negócios de software para escritório, setor dominado pelo Microsoft.
Contas de e-mail
A empresa denunciou que o Departamento de Interior excluiu a oferta do Google para administrar as contas de e-mail de seus 88 mil funcionários, sem levá-la em consideração. O contrato em disputa era de US$ 59 milhões e tinha cinco anos de duração.
Conforme a documentação apresentada pelo Google, o governo americano indicou que, para substituir seu antigo sistema de e-mail, só consideraria softwares da Microsoft.
"Baseado em uma avaliação de risco e em uma pesquisa de mercado, o sistema da Microsoft é o único produto comercial que satisfaz cada requisito definido pelo departamento", disse o relatório.
Em julho passado, o Google apresentou seu novo software de escritório na nuvem ? programa que funciona na internet. O Departamento de Interior não respondeu publicamente à denúncia do Google. A companhia alega que, em abril passado, o chefe de tecnologia do departamento, William Corrington, informou que "o caminho a seguir já havia sido escolhido" e que o Google "não teria oportunidade".