O influencer piauiense Francílio Rodrigues, o Franfran, revelou que está com paralisia facial do lado esquerdo. Ele revelou a condição no domingo (26), em seu perfil nas redes sociais.
Em entrevista ao meionorte.com, Francílio contou que começou a sentir os primeiros sintomas no dia 19 de junho e levou um grande susto após a dor de ouvido ter evoluído para a paralisia do rosto, apenas dois dias depois do primeiro sintoma.
"Desde domingo, dia 19, comecei a sentir uma dor no ouvido esquerdo, que durou dois dias. Era uma dor suportável. Na terça-feira acordei com o lado esquerdo já paralisado, não conseguia movimentar. Não conseguia fazer o enxágue na escovação dos dentes. Não conseguia mexer o lado esquerdo do rosto", contou.
Assustado, ele logo procurou a urgência médica, pois temia ser um derrame. "Cheguei logo para o descarte do AVC ou derrame. Mas me pareceu que a médica que me atendeu já sabia o que seria e o tratamento que deveria seguir. Logo iniciei a medicação, fiz a ressonância e irei apresentar os resultados amanhã".
Francílio contou que segue tomando as medicações repassadas pela médica e procura se tranquilizar apesar de ter ficado bastante abalado.
"Eu fiquei bem abalado. Foi uma preocupação muito grande de poder ser algo mais sério, com meu cérebro… sei lá. E também de ser algo irreversível e ficar assim pra sempre. Os dias seguiram com tristeza, me sentindo bem mal… tanto que demorei falar sobre isso no meu Instagram. Mas percebi que preciso de paciência, é algo que leva tempo e seguindo tudo direito", finalizou.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Grupo Meio Norte Comunicação (@meionorte)
O que provoca a paralisia facial?
Os sintomas do influencer são semelhantes aos identificados pelo cantor Justin Bieber, que recentemente revelou ter sido diagnosticado com a síndrome de Ramsay Hunt.
A paralisia facial é caracterizada pelo enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto. Ocorre em razão de uma reação inflamatória envolvendo o nervo facial, que incha e fica comprimido dentro de um estreito canal ósseo localizado atrás da orelha. Essa alteração impede a transmissão dos impulsos nervosos para os músculos responsáveis pelos movimentos faciais, provocando incapacidade e diferença entre os dois lados da face.
A perda súbita, parcial ou total, dos movimentos de um lado da face é o sintoma que mais chama atenção, além da dificuldade, em maior ou menor grau, para realizar movimentos simples, como franzir a testa, erguer a sobrancelha, piscar ou fechar os olhos, sorrir e mostrar os dentes, pois a boca se move apenas no lado não paralisado do rosto.
Nos stories, Francílio revelou que consegue piscar os olhos e franzir a testa, mas o movimento na boca está comprometido.
Tratamento
O tratamento da paralisia facial periférica é sintomático e inclui o uso de medicamentos, fisioterapia e fonoaudiologia.